Katusha contrata Oscar Freire

Atualizado em 20 de outubro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

Oscar Freire é o novo integrante da Katusha. O ciclista, três vezes campeão mundial, assinou um contrato de um ano com a equipe russa, que concretizou a negociação já prevista e superou a Omega Pharma-QuickStep, a Lotto-Ridley e a Geox na briga pelo veterano de 35 anos.

A transferência do espanhol foi selada apenas a algumas horas do prazo limite estipulado pelo regulamento da União Ciclística Internacional (UCI) e há rumores de que a decisão de Freire pode ter sido estimulada pela presença de alguns espanhóis no time, como Joaquim Rodriguez, que teriam conversado com o recém-contratado.

Freire, que já havia elogiado a estrutura de seu novo time, é presença garantida nas provas WorldTour de 2012, assim como o jovem russo Denis Galimzyanov, outra opção no sprint para a esquadra russa.

Após nove anos trabalhando pela Rabobank, a saída do ciclista parece ter sido um pouco conturbada, devido a um desentendimento com a equipe quanto a suas intenções para a próxima temporada. O time holandês teria acreditado que o espanhol se aposentaria ao final deste ano, porém, tanto ele como seu irmão e empresário, Antonio, afirmaram que aceitariam propostas de outras equipes, caso dessem a oportunidade ao atleta de participar de grandes provas.

Freire gostaria de participar mais uma vez da Milão-São Remo e também do Campeonato Mundial, com a intenção de vencer as duas provas pela quarta vez, além de buscar um bom condicionamento físico para buscar mais uma chance nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, onde o acredita ter chances de pódio, uma vez que percurso será propício aos sprinters.

Além de Joaquim Rodriguez, a Katusha conta com os espanhóis Joan Horrach, Alberto Losada, Xavier Florencio e Ángel Vicioso, sendo que os últimos dois também foram contratados recentemente e serão boas opções para embalar Freire para um sprint decisivo.

Por fim, a equipe russa também contratou para a comissão técnica Erik Zabel, um dos maiores ciclistas alemães, que até então trabalhava na comissão técnica da HTC-Highroad. O “mentor dos sprinters” trabalhou com Mark Cavendish e agora dará suporte ao espanhol que o enfrentou e derrotou de forma incomum na Milão-São Remo de 2004, quando Zabel comemorou precocemente sua vitória e Freire acabou superando-o em cima da meta.