Kashechkin testa positivo em exame antidoping

Atualizado em 08 de agosto de 2007
Mais em

Por Daniel Balsa

A Astana anunciou nesta quarta-feira, dia 8 de agosto, a suspensão do cazaque Andrey Kashechkin, de 27 anos. O motivo do afastamento do ciclista foi o resultado positivo de um exame antidoping, realizado no último dia 1º, durante um treinamento em Belek, na Turquia.

A análise indicou que Kashechkin realizou uma transfusão de sangue homóloga, feita como uma espécie de “purificação” no organismo. Caso o resultado da contra-prova seja o mesmo, a Astana demitirá o ciclista.

Kashechkin, terceiro colocado na Vuelta a España 2007, corre o risco de ser punido pela União Internacional de Ciclismo (UCI) por dois anos, além de ser multado pelo valor equivalente ao seu salário anual.

Este é o segundo caso de transfusão de sangue homóloga na Astana dentro do período de um mês. O cazaque Alexandre Vinokourov foi dispensado da equipe pelo mesmo motivo, após um exame realizado durante a 13ª etapa do Tour de France 2007, acarretando no abandono do time da tradicional prova francesa.

A contra-prova corroborou com o primeiro resultado, mas Vino segue alegando inocência e que o resultado de sua análise é “um completo engano”.