Juraci Moreira dá importante passo rumo a Pequim

Atualizado em 22 de abril de 2008
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

O triatleta brasileiro Juraci Moreira (Club Social/Amil/Speedo) deu um passo importante para carimbar seu passaporte aos jogos Olímpicos de Pequim. O paranaense foi o quarto colocado no Campeonato Pan-Americano de Triathlon, disputado no último sábado (dia 19 de abril), em Mazatlan, no México, e entrou para o seleto grupo dos atletas classificados para a disputa olímpica. Agora, ele tem mais três competições internacionais, entre elas o Mundial do Canadá, para confirmar sua terceira participação em olimpíadas.

O resultado da prova também foi importante para mostrar que Juraci Moreira está completamente recuperado de uma lesão na panturrilha, que o prejudicou nas duas primeiras etapas do Mundial, disputadas na Austrália e na Nova Zelândia.

“Fiquei muito contente com o resultado, pois as últimas três semanas, desde a minha lesão, foram bem desgastantes e tensas. Com esse resultado, posso respirar mais aliviado e, agora, a vaga olímpica está bem mais próxima”, afirmou o triatleta, que conquistou a medalha de bronze no Pan do Rio, em 2007.

O brasileiro completou os 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida em 1h47min38s, ficando a apenas 11 segundos da medalha de prata. O ouro ficou com o norte-americano Matt Charbot (1h46min09s), que foi o primeiro a sair do mar e abriu uma confortável vantagem de 2min30s após a bike.

Este foi o quinto resultado importante de Juraci em 2008. O triatleta paranaense já havia vencido a Copa Continental Viña del Mar, no Chile, a prova de abertura do Circuito Mundial de Triathlon, o Sesc Triathlon de Caiobá, no Paraná, foi campeão individual e por equipes do Mundialito de Fast Triatlhon, em Santa Catarina, e acabou em terceiro lugar na Copa Continental La Paz, na Argentina.

Campeonato Pan-Americano de Triathlon 2008 – Mazatlan/México
ELITE MASCULINA

1º – Matt Chrabot (Estados Unidos) – 1h46min09s
2º – Jarrod Shoemaker (Estados Unidos) – 1h47min27s
3º – Francisco Serrano(México) 1h47min28s
4º – Juraci Moreira (Brasil) 1h47min38s
5º – Eligio Cervantes (México) 1h47min44s