Juraci fica mais próximo da vaga olímpica

Atualizado em 05 de maio de 2008
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

O triatleta Juraci Moreira foi o 12º colocado na etapa da Copa do Mundo da África do Sul, disputada neste domingo, dia 4 de maio, e ficou mais próximo de carimbar seu passaporte para disputar a terceira Olimpíada consecutiva. Caso consiga garantir vaga em Pequim, o brasileiro entrará para um seleto grupo de nove atletas no mundo que participarão de todas as provas do triathlon desde que a modalidade foi incluída nos jogos de Sydney, em 2000.

Com o resultado, Juraci conquistou pontos importantes e assumiu a 66ª colocação no ranking da International Triathlon Union (ITU), que classifica até o 70º lugar para os jogos da China.

A prova
O atleta brasileiro foi muito bem na natação e deixou a água em 11º lugar (sua melhor posição em uma etapa de Copa do Mundo até hoje). Na bicicleta, o paranaense conseguiu manter-se no pelotão de 30 atletas e cruzou a linha de chegada, após a corrida, 1min9s atrás do alemão Daniel Unger, que foi o vencedor, e completou os 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida em 1h53min58s.

“A boa natação me deu tranqüilidade para fazer um início de ciclismo mais consciente, sem risco de perder o pelotão. Na corrida, não consegui acompanhar o ritmo dos primeiros, mas sempre estava próximo”, explicou Juraci, que além de ficar satisfeito com o resultado, comemorou muito o fato de não ter sentido uma lesão na panturrilha que há tempos vinha o incomodando.

“Pelas minhas condições físicas, minha lesão e pelos treinos de corrida que perdi desde a Austrália, estou muito satisfeito de estar correndo entre os primeiros. Hoje já não senti dor alguma, agora poderei fazer um treinamento bacana e espero garantir a vaga na próxima prova. O Mundial no Canadá será só para coroar esta classificação”, acrescentou.

Agora, o triatleta brasileiro se prepara para a disputa da etapa da Espanha da Copa do Mundo, que será realizada no próximo dia 21. O ranking olímpico será finalizado no dia 8 de junho, após a etapa do Canadá.