Juraci abandona na 1ª etapa da Copa do Mundo

Atualizado em 31 de março de 2008
Mais em

Por Daniel Balsa

O brasileiro Juraci Moreira foi obrigado a abandonar a etapa de abertura da Copa do Mundo de Triathlon, disputada neste domingo, de 30 março, em Mooloolaba, na Austrália. O triatleta sofreu um estiramento na panturrilha esquerda quando estava entre os 25 melhores da prova, que foi a primeira das seis seletivas finais para os Jogos Olímpicos de Pequim.

A vitória ficou com o espanhol Javier Gómez, que completou em 1h49min50s, à frente do australiano Brad Kahlefeldt, vencedor do ano passado. O inglês Tim Don, campeão mundial de 2006, completou o pódio. No feminino, a vitória foi da australiana Emma Snowsill, em 2h00min44s, seguida pela portuguesa Vanessa Fernandes e a sueca Lisa Norden.

O abandono do brasileiro aconteceu no quarto quilômetro de corrida, depois de se manter no grupo principal durante a natação e o ciclismo. Juraci era o único representante brasileiro na disputa e tinha como meta chegar entre os 20 melhores. Mas, apesar da lesão, Juraci acredita que estará pronto para a próxima etapa da Copa do Mundo, que será já neste domingo (06/04), em New Plymouth, na Nova Zelândia.

“Era para ser uma prova boa, dava para chegar entre os 20, como planejado. Estava fazendo uma prova perfeita. Fiz uma natação entre os 30 primeiros, no pedal fiquei o tempo todo com o grupo do líder e saí para correr motivado e confiante, já que a corrida é meu ponto forte, mas o início foi muito forte e logo no primeiro quilômetro senti uma fisgada na perna”, contou Juraci.

Apesar da dor, ele seguiu em frente, porém não conseguiu manter o mesmo ritmo e teve de parar. “Na hora nem liguei. Estava empolgado e corri a primeira volta de 2,5 km entre os 30 primeiros. Na segunda volta começou a dor muito forte, não conseguia mais correr, continuei, mas no km 4 não deu mais. Nunca tinha tido isso em prova, com certeza foi por causa do início forte da corrida”, explicou.

“Fiquei muito chateado, pois perdi importantes pontos, mas quero me recuperar durante a semana para largar na Nova Zelândia, com condições de correr bem e recuperar pontos que perdi aqui”, completou.

Depois da Nova Zelândia, o triatleta de 28 anos parte para a participação no Pan da modalidade, em Mazatlan, no México, no dia 19, também valendo como seletiva olímpica.