Júlio Paterlini é top 10 na Race Across America

Atualizado em 27 de junho de 2008
Mais em

Mesmo sofrendo uma contusão no joelho, o santista Júlio Paterlini, da equipe Memorial, conseguiu um grande feito no ciclismo de endurance. No último dia 20, ele completou, pela segunda vez, a 27ª Race Across America (RAAM), nos Estados Unidos, considerada a mais dura prova esportiva do mundo, pedalando nada menos que 4.850 km, ininterruptamente, em 11 dias, 14 horas e 25 minutos, na categoria solo (individual), terminando na décima colocação.

A prova cortou o território norte-americano, com largada em Lake Henshaw, na Califórnia, e chegada em Annapolis, em Maryland, passando por diversos tipos de clima, incluindo deserto e montanhas. “Pelo tempo que tenho para treinar, acho que foi ótimo”, avaliou o atleta.

O ciclista de 42 anos de idade confessou que o objetivo era ficar entre os cinco melhores. “Achei que ia chegar entre os cinco. Fiz tudo certinho, saí no ritmo bom, me hidratei bem, porque estava muito quente e fui tirando a diferença a partir do terceiro dia, mas tive complicações com a contusão no joelho, o que atrapalhou depois”, comentou Júlio.

“O principal objetivo era completar, depois fazer melhor colocação e tempo, o que aconteceu. Apesar de perder seis horas com a navegação e ficar mais de 10 horas parado por causa da contusão, melhorei meu tempo”, acrescentou o competidor, que competiu com uma bike Sundown, modelo RS1, top de linha da marca, com quadro em fibra de carbono.

Para ele, uma das grandes dificuldades no percurso foi a baixa temperatura enfrentada no Novo México. “Peguei dois graus abaixo de zero. Foi duro”, disse.

O estiramento no músculo vasto medial do joelho direito também foi outro obstáculo, obrigando-o a parar no sétimo dia. “Ataquei para tentar encostar no líder e me dei mal e fui parar no hospital. Tive medo de ter de abandonar, porque não conseguia pedalar. Até lá, estava muito bem”, lembrou.

Júlio Paterlini já anuncia a participação em 2009. “Com certeza voltarei e para tentar chegar entre os três primeiros. Quero treinar mais antecipadamente e montar uma equipe de apoio especializada. Isso é fundamental”, revelou. “Já sei toda a logística que preciso montar e o que enfrentarei”, complementou.

Na prova individual, o esloveno Jure Robic voltou a vencer, sendo o único atleta com quatro títulos. Desta vez, ele completou o trajeto em incríveis oito dias 23 horas e 33 minutos. “Ele é muito forte, treina para ganhar e a equipe de apoio é toda de profissionais”, elogiou Paterlini.

O 27º RAAM reuniu 250 ciclistas de 17 países. Na solo, dos 25 competidores que largaram, 17 completaram a prova. O novo recorde do evento foi conquistado pela equipe de oito atletas Byggkjop/BMC Cycling Team, em cinco dias, nove horas e 56 minutos.