Juiz omite provas do "Caso Puerto", diz TV

Atualizado em 14 de agosto de 2007
Mais em

Por Daniel Balsa

O segundo episódio da série “Sangue e Jogos”, da rede de televisão pública alemã “ARD”, irá abordar o escândalo espanhol de doping, conhecido também por “Operação Puerto”. No documentário, os produtores irão acusar a Justiça espanhola de ocultar provas importantes contra o médico Eufemiano Fuentes, suposto mentor desta rede.

A série irá falar que o juiz espanhol Antonio Serrano proibiu os agentes da Guarda Civil de examinarem as cópias dos arquivos confiscados de Fuentes. Ao todo, trata-se de cinco laptops apreendidos, junto de 224 bolsas de sangue e outras documentações. Todo este aparato pertencia ao próprio Fuentes, seu sócio José Luis Merino Batres e Manolo Saiz, fundador da Associação das Equipes Ciclísticas do ProTour.

Segundo a série, na data da apreensão de tais possíveis provas, os inspetores tiveram a impressão de que este escândalo não estava somente ligado ao doping, mas que se tratava também de sonegação de impostos e lavagem de dinheiro.

Em março deste ano, o juiz Serrano arquivou o processo e absolveu todos os oito acusados por não haver crime contra a saúde pública, o que ocasionou no pedido de recurso por parte da promotoria pública espanhola e do ex-ciclista espanhol Jesús Manzano. Todos os dados sobre o processo, assim como as provas recolhidas, estão armazenados em Madri.

O ciclista alemão Jörg Jaksche falou frente às câmeras que o médico Markus Choina está ligado ao escândalo e que ele seria o “braço direito” de Fuentes na Alemanha. Jaksche afirmou que realizou transfusões sanguíneas proibidas com Choina e que o mesmo transferia dinheiro para uma conta do médico espanhol na Suíça.

O primeiro programa da série “Sangue e Jogos” causou furor há uma semana, quando o ex-comerciante de substâncias ilegais Victor Conte acusou a velocista norte-americana Marion Jones de ter se dopado em 2001, mostrando, inclusive, alguns documentos incriminado a atleta.

Devido a denúncia, a Federação Internacional das Associações de Atletismo (IAAF) estuda abrir um expediente contra Jones.