Juan José Cobo vence a 4ª etapa de Castilla e León

Atualizado em 26 de março de 2009
Mais em

Com oito segundos de vantagem sobre o segundo colocado Denis Menchov (Rabobank), Juan José Cobo (Fuji-Servetto) foi o vencedor da quarta etapa da Volta a Castilla e León, com 145 km saindo de Santa María Del Pálamo e chegando no topo da Laguna de Los Peces. Levi Leipheimer (Astana) segue na frente da classificação geral, com seu companheiro de equipe Alberto Contador logo atrás.

O pelotão, muito organizado e dominado pela Astana, neutralizou quase todas as tentativas de escapada tentadas durante a corrida. Mas Juan Gárate (Rabobank) liderou uma fuga da qual fizeram parte Xavier Tondo (Andalucía-Cajasur), Óscar Sevilla (Rock Racing), Jorge Azanza (Euskatel-Euskadi), Christian Vande Velde (Garmin-Slipstream), Ruben Pérez (Euskatel-Euskadi) e David Bernabeu (Barbot-Siper). O grupo, com exceção de Vande Velde, que enfrentou problemas mecânicos, seguia aumentando a distância em relação aos demais competidores.

Entretanto, na escalada de Laguna de los Peces, os escapados foram sendo alcançados e a menos de 10 km da meta começou o movimento no pelotão, com um ataque de David Zabriskie, respondido por Contador, que foi seguido por Leipheimer e Valverde (Caisse d’Epargne).

A emoção veio mesmo nos 2 km finais, quando Juan José Cobo lançou um sensacional ataque com o qual ultrapassou Xavier Tondo e conseguiu seguir sozinho com 8 segundos de diferença sobre o pelotão.

Menchov, o segundo colocado, também ultrapassou Tondo em um sprint, assim como Javier Moreno (Andalucía-Cajasur), que terminou na terceira colocação.

Amanhã acontece a quinta e última etapa da Volta a Castilla e León, com um percurso de 152,5 km entre Benavente e Valladoid.

Classificação na etapa:
1) Juan José Cobo (ESP/ Fuji-Servetto)
2) Denis Menchov (RUS/ Rabobank) a 8s
3) Javier Moreno (ESP/ Andalucía-Cajasur) a 9s

Classificação geral:
1) Levi Leipheimer (EUA/ Astana)
2) Alberto Contador (ESP/ Astana) a 16s
3) David Zabriskie (EUA/ Garmin-Slipstream) a 22s
4) Stef Clement (HOL/ Rabobank) a 49s
5) Denis Menchov (RUS/ Rabobank) a 54s