Jovem surpresa

Atualizado em 23 de agosto de 2009
Mais em

Por Fausto Fagioli Fonseca

Enquanto entre os homens a hegemonia das maratonas pertence aos africanos. Entre as mulheres, o domínio na prova de 42 km é dividido entre várias potências.

Prova disso foi a vitória da chinesa Xue Bai, de 20 anos, na maratona do Campeonato Mundial de Atletismo, realizado em Berlim. Com o tempo de 2h25min, sua melhor marca na temporada, a corredora do país asiático levou o ouro na competição.

“Eu corri sem nenhuma pressão, e estava muito relaxada. Quando cheguei aqui não imaginava que podia ganhar a medalha de ouro”, disse a campeã, que já sonha com um objetivo mais alto. “Minha próxima meta agora é conquistar o ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012”.

A japonesa Yoshimi Ozaki ficou com a prata, com a marca de 2h25min25s, seguida de perto pela etíope Aselefech Mergia, que completou o percurso em 2h25min32s.

As duas representantes do Brasil na disputa tiveram dificuldades de acompanhar o ritmo forte das líderes. Adriana Aparecida da Silva ficou com a 43ª posição, com o tempo de 2h40min54s. Já Maria Zeferina Baldaia sentiu uma lesão e não completou o percurso.