Joelho em dia

Atualizado em 21 de fevereiro de 2011
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

Bastante comuns em indivíduos que praticam esportes, e que estão submetidos a exercícios que levam grande impacto a articulação, o joelho é um dos pontos mais vulneráveis para atletas das mais diversas modalidades. Entre elas o ciclismo.

A utilização errada da articulação pode ocasionar dor, desgaste, problemas para andar, entre outros. Portanto, estar ciente dos riscos e evitá-los praticando atividade física com orientação médica /fisioterapêutica pode ser a chave para evitar traumas futuros.

O Prólogo conversou com Moisés Cohen, Professor Livre-Docente do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Unifesp e diretor do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte, que falou um pouco mais sobre os problemas na região.

Prólogo: Quais são as lesões mais freqüentes em atletas de alta performance? (ciclistas/triatletas)
MC: Com exceção das quedas, as lesões mais freqüentes em atletas de alto rendimento são relacionadas à sobrecarga. Assim, dependendo do esporte teremos diferentes acometimentos.
CICLISMO
Nos ciclistas de alta performance as lesões mais freqüentes nos joelhos são as tendinites (dor anterior do joelho), dor na face lateral (síndrome da banda iliotibial). Todas essas lesões estão relacionadas não só ao excesso, mas também decorrentes à má posição ou regulagem da bicicleta, como altura do selim, do pedal, posição sobre a bicicleta. As tendinites do joelho em geral estão associadas à condromalácia (Alteração da cartilagem articular) da patela pela movimentação repetitiva da articulação femoro-patelar, com o ângulo do joelho não adequado. Quanto mais próximo da extensão máxima for realizado o gesto da pedalada, menor é a chance de lesões na patela.

TRIATHLON
NATAÇÃO:As principais lesões estão relacionadas aos membros superiores, principalmente os ombros. Ao redor do joelho as mais comuns são as lesões por sobrecarga, como as tendinopatias, e as lesões musculares.
CORRIDA: Estudos mostram que a maioria das lesões relacionadas ao triathlon ocorrem durante os treinos de corrida, principalmente relacionados ao aumento agudo da intensidade e volume do mesmo. As principais lesões são representadas pela dor anterior no joelho (tendinopatia patelar, dor femoropatelar), síndrome da banda iliotibial e as lesões musculares. Além da sobrecarga o atleta tem que estar atento ao desgaste do tênis, a adequação do mesmo a sua pisada e principalmente aos treinos de fortalecimento e alongamento muscular.

Prólogo:A falta de postura ou equilíbrio durante treinos/competições é um fator influente para acarretar uma futura lesão?
MC: Sim, com certeza. Para qualquer atividade que o atleta vai fazer ele tem que estar preparado. E o trabalho de equilíbrio muscular, através do alongamento e fortalecimento, como também da postura correta no momento do gesto esportivo, são importantes fatores que previnem as lesões musculoesqueléticas. Assim, uma avaliação postural é muito importante, pois um único erro pode influenciar o funcionamento de todo restante do organismo. postural é muito importante, pois um único erro pode influenciar o funcionamento de todo restante do organismo.

Prólogo Alongamentos podem diminuir/inibir a probabilidade de problemas futuros?
MC: Sim, o alongamento pode prevenir problemas futuros. Os alongamentos são exercícios que promovem o estiramento das fibras musculares e conseqüentemente fazem com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, logo, quanto melhor o alongamento, menor o risco de leões musculares.

As contusões são inerentes a praticamente todas as modalidades esportivas. No entanto, o excesso de treinamento, ou overtraining, que promove alterações do metabolismo, físicas e psíquicas no atleta pode elevar o risco de contusões. Logo, o descanso, entre treinos e competições, como também a adequada alimentação, é muito importante para prevenir tais lesões. Outros fatores preventivos são: uso adequado dos materiais esportivos (tênis, bike), treinos de fortalecimento e alongamento, como também a correção de erros nos gestos esportivos.