Jean Coloca é bi na Serra de Campos

Atualizado em 21 de novembro de 2010
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

Em sua 8ª edição, o Desafio Serra de Campos contou com a participação de mais de mil ciclistas entre profissionais e amadores. Uma das mais festejadas competições do público amador, também contou com a presença de muitos atletas da elite nacional.

A largada aconteceu às 9 horas na cidade de Santo Antonio do Pinhal rumo à duríssima escalada da serra velha. O percurso manteve suas características, 50 km no geral,sendo 14 deles em subida ininterrupta.

Assim que os ciclistas do pelotão principal chegaram ao inicio do trecho de serra, um ataque de Antonio Nascimento (Memorial) esfacelou o grupo. Junto com ele permaneceram Jean Coloca (Padaria Real) e Jose Benoni (Marília). Os escapados seguiram juntos até a meta.

Com chegada em sprint, Coloca levou a melhor sobre Tonho e Benoni, conquistando o bicampeonato da prova – o primeiro título aconteceu em 2009, na 6ª edição do Desafio Serra de Campos.

Confira os resultados oficiais

Entre os amadores, Kleber Gomes conquistou uma brilhante vitória, decidida na subida. O ciclista de 28 anos, formado em matemática, treina durante a madrugada na USP e chegou ao lugar mais alto do pódio em sua quinta participação na competição.

Gomes se manteve no segundo pelotão – junto com alguns atletas da elite – o que beneficiou seu ritmo. O segundo lugar ficou com Claudio Martins, seguido por Wolfgang Soares.

Fernandas destoam na Serra de Campos

Com a ausência da tricampeã Daniela Genovesi, muito se questionou sobre quem seria o destaque na elite feminina na 8ª edição do Desafio Serra de Campos. Fernanda da Silva (Pindamonhangaba) não tomou conhecimento das rivais, e decidiu seu destino nos primeiros quilômetros de serra.

Um forte ataque surpreendeu e impediu qualquer contra-ataque das concorrentes. Coube a ciclista, de 29 anos, administrar a vantagem e cruzar a meta com uma vantagem de 6 minutos para a segunda colocada Claudia Tollendall, que após o tricampeonato entre as amadoras, competiu na elite.

Outra Fernanda também subiu no lugar mais alto do pódio, só que dessa vez na categoria amador. A psicóloga Fernanda Vilela, em sua segunda participação, mostrou disposição e completou o percurso de 50 km com o tempo de 2h07min41s.Na 7ª edição do evento, em maio deste ano, Fernanda terminou na oitava colocação.

A ciclista Andrea Leitão (2h08min15s), com um atraso de 30s, assegurou a segunda posição, enquanto Camilla Caetano(2h10min53s) ficou em terceiro.

Classificação Elite Masculino
1º Jean Coloca 1h31min36s
2º Antonio Nascimento 1h31min36s
3º Jose Benoni 1h31min38s

Classificação Amador Masculino
1º Kleber Lopes 1h32min43s
2º Claudio Martins 1h35min41s
3º Wolfgang Soares 1h36min25s

Classificação Elite Feminina
1º Fernanda da Silva 1h42min59s
2º Claudia Tollendall 1h48min55s
3º Fernanda Caetano 2h03min00s

Classificação Amador Feminina
1ª Fernanda Vilela 2h07min41s
2ª Andrea Leitão 2h08min15s
3ª Camilla Caetano 2h10min33s