Jaque e Rubinho dão 1º passo rumo a Pequim

Atualizado em 30 de março de 2008
Mais em

Por Daniel Balsa
Em Araxá (MG)

Rubens Donizete Valeriano (Sales Supermercados) e Jaqueline Mourão (Red Bull/Scott) deram o primeiro passo rumo aos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, após ambos vencerem a primeira etapa da Copa Internacional Sundown de MTB, disputada neste domingo (30/03), na cidade mineira de Araxá (MG). A prova é uma das três seletivas olímpicas.

Na disputa feminina, Jaque Mourão mostrou desde a largada que veio ao Brasil para vencer e também convencer. Já na primeira das cinco voltas no circuito de seis quilômetros, a brasileira que reside no Canadá abriu cerca de dois minutos para Érika Gramiscelli, segunda colocada até então.

A cada passagem pela linha de chegada, Jaque abria mais vantagem – que chegou a passar da casa dos dez minutos – e foi assim até o final, terminando com sobras na primeira colocação. Muito emocionada, a vencedora desabafou logo após receber a bandeira quadriculada. “Isso aqui é garra! Isso aqui é Brasil! Estava engasgada com as críticas. Passei quatro meses doente no ano passado e consegui a vaga para o país. Vim aqui para mostrar que a Jaque está de volta e para calar a boca de muita gente. Tinha na minha cabeça que eu iria conseguir”, disse.

“Não é fácil treinar no Canadá. Tem vezes que eu pego menos 20ºC e dedo congela. Mas faço tudo isso para representar bem o meu país. Vai ser a primeira temporada que vou abrir mão de etapas da Copa do Mundo para conseguir a vaga olímpica”, completou.

Jaque também falou sobre o fato de voltar a competir no Brasil e, ainda por cima, em Minas Gerais, estado onde nasceu. “Estava preocupada com o calor, mas resisti até o fim. O circuito é muito bom e bem seletivo, com subidas muito fortes. A torcida foi maravilhosa, me apoiando o tempo inteiro e isso me dava forças. Queria muito vencer diante do povo mineiro.”

A segunda colocação ficou com a atual campeã brasileira, Adriana Nascimento (Specialized/Star Soft). Apesar de não ter conseguido fazer frente para Mourão, a biker comemorou o resultado, muito em decorrência de ter feito uma prova de recuperação após largar mal, completando a primeira volta somente na quarta posição.

“A largada foi muito confusa e fiquei para trás. Fui me recuperando com o passar da prova e consegui o segundo lugar”, falou. Adriana também revelou que vai disputar algumas competições fora do país para se preparar e alcançar a vaga olímpica. “Sou a segunda na classificação e ainda restam duas seletivas. Vou buscar algumas corridas fora do Brasil para ganhar ritmo, já que não temos tantas provas de Cross Country aqui”, comentou a campeã brasileira, que cogita correr algumas etapas da Copa do Mundo.

Roberta Stopa, que também compete na estrada pela equipe A Tribuna/Unilus, saiu da quinta para a terceira colocação na última volta. “No fim, passei a Lorena (de Oliveira) e já tinha a Érika (Gramiscelli) no meu campo de vista. Apertei o ritmo e também consegui ultrapassá-la. Continuo viva na briga pela vaga, que é meu grande objetivo no ano”, declarou.

Érika, que pedalou na segunda posição durante boa parte da prova, terminou em quarto, com Lorena de Oliveira (Coyotes/KHS) no quinto lugar.

Já a disputa masculina foi dominada por dois ciclistas da Sales Supermercados, com Rubinho Donizete e Robson Ferreira fazendo um jogo de equipe desde a primeira volta, com ambos abrindo boa vantagem para os demais concorrentes. Os dois vieram juntos até a quarta volta, quando Rubinho apertou o ritmo e foi em busca da vitória e dos 70 pontos na classificação pela vaga olímpica.

“Eu e o Robson fizemos um jogo de equipe muito bom, mas acho que ele cansou um pouco e eu abri vantagem. Legal que ele foi o segundo colocado, só que foi uma pena ele não ter terminado mais próximo de mim”, disse.

Rubinho revelou que a prova não foi tão tranqüila quanto se imagina ao ver o resultado – ele terminou com mais de três minutos para o segundo. O forte calor em Araxá e uma queda na primeira volta fizeram o biker pensar em desistir da disputa.

“Eu pegava água em todo posto de hidratação, tanto pra beber quanto pra refrescar o corpo, que estava muito quente. Mas esse não foi meu único problema, porque eu caí no começo da corrida e senti um pouco o tornozelo. No começo, achei que não daria para continuar até o fim.”

Robson Ferreira ficou satisfeito com a segunda colocação e ainda elogiou a performance de Rubinho. “Ele pedalou forte mesmo e me deixou para trás, não cansei não. Fizemos um grande trabalho e conquistamos as primeiras colocações”, comentou.

A vitória de Rubinho colocou fim ao reinado de Ricardo Pscheidt (Sundown) em Araxá, que vinha de três títulos consecutivos. “O Pscheidt era o cara que deixava a gente com medo, porque ele tem um bom retrospecto neste circuito”, falou o novo campeão.

Além de não ter alcançado o tetracampeonato, Ricardo viu suas chances de conquistar a vaga olímpica ficarem bastante reduzidas, após abandonar na última volta com um problema no pedivela. “Vinha na terceira posição e tive esta quebra no final. A esperança é a última que morre, mas pensar em ir a Pequim está complicado demais”, lamentou.

Quem herdou o terceiro lugar foi Gilberto Góis, da Coyotes/KHS. Ele foi seguido por Edivando Souza Cruz (Astro/Vzan) e Henrique Avancini (Sundown), campeão na categoria sub-23.

Copa Centauro de Amadores

Não foram apenas os melhores mountain bikers brasileiros que marcaram presença em Araxá, mas também os quase 900 amadores que foram competir na Copa Centauro de Amadores, que passaram pelo mesmo percurso das categorias Elite.

O ponto alto da competição na visão dos bikers foi o percurso bastante seletivo, que rendeu diversos elogios. “É um circuito muito técnico, mas pedalável. Eu, com uma perna, só precisei descer da bike uma vez para empurrar na subida. A organização pensou na segurança, o que dá tranqüilidade para nós”, disse o auxiliar de escritório Welington Cavalcante, 37, destaque na categoria Para-desportista.

A publicitária Andréa Marcellini, 28 anos, também enalteceu o percurso em Araxá. “Exige muito do ciclista, é preciso fazer muita força e ter calma nas ultrapassagens para não cair. A Copa é um modelo para as outras competições”, falou.

O único problema na visão de Andréa foi o horário da prova, que teve largada às 13h30 e com o sol muito forte. “Algumas ciclistas tiveram problema de pressão em decorrência do calor do período da tarde.”

Quem não reclamou de nada foi o baiano Josemar Cardoso dos Santos, 32. O auxiliar de designer disse ainda que temia a chuva. “Eu estou acostumado com o calor da Bahia (risos)”, brincou. “Eu não queria é que chovesse, senão o circuito ia ficar bem difícil”, prosseguiu.

A segunda etapa da Copa Internacional Sundown de MTB e Copa Centauro de Amadores está marcada para o dia 08 de junho para a cidade de Ouro Branco, também em Minas Gerais.

CLASSIFICAÇÃO FINAL – Elite masculina:

1- Rubens Donizete Valeriano (Sales Supermercados) – 2h12min54s
2- Robson Ferreira (Sales Supermercados) – 2h16min10s
3- Gilberto Góis (Coyotes/KHS) – 2h17min47s
4- Edivando Souza Cruz (Astro/Vzan) – 2h18min08s
5- Henrique Avancini (Sundown) – 2h18min27s

CLASSIFICAÇÃO FINAL – Elite feminina:

1- Jaqueline Mourão (Red Bull/Scott) – 1h51min26s
2- Adriana Nascimento (Specialized/Star Soft) – 2h00min54s
3- Roberta Stopa (A Tribuna/Unilus/Specialized) – 2h06min31s
4- Érika Gramiscelli – 2h06min35s
5- Lorena de Oliveira (Coyotes/KHS) – 2h08min36s