Jalabert aposta em Contador e Gilbert

Atualizado em 19 de abril de 2011
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

Laurent Jalabert, bicampeão da Fleche-Wallone em 1995 e 1997 e vice-campeão da Liège-Bastogne-Liège em 1997 e 1998, elegeu seus favoritos para as clássicas.

Jalabert aposta na vitória do espanhol Alberto Contador (Saxo Bank) na Fleche-Wallonne e do belga Phillippe Gilbert (Omega Pharma-Lotto) na Liège-Bastogne-Liège.

“Eu acho que Gilbert vai ganhar a Liège-Bastogne-Liège, mas eu acho que Contador conquista a Flèche Wallonne, justamente por abdicar da sua presença em Liège. Ele vai dar tudo na quarta-feira”, afirmou Jalabert ao L’Equipe.

Para o ex-ciclistas francês, Contador aprendeu com seu erro no último ano. O espanhol, na ocasião, atacou cedo demais e acabou perdendo ritmo próximo a meta, sendo superado por Cadel Evans e Joaquin Rodriguez.

“No ano passado, Contador saltou com 300 metros a percorrer, mas foi um salto na saída da escalada do Mur”, apontou. “Ele estava muito confiante, mas o Mur não é uma subida normal. Você tem que estar no seu melhor e ser muito forte. Contador não tinha experiência no ano passado. Agora ele tem uma segunda chance.”

Olhando para Liège-Bastogne-Liège, Jalabert advertiu que Gilbert terá que manter a calma, apesar de ser o grande favorito.

“Gilbert está em uma situação semelhante a Cancellara nas clássicas. Ele tem todas as habilidades necessárias para vencer, está em grande forma e sabe o curso, mas todos sabem disso. Ele tem que encontrar o equilíbrio certo”