Ironman Brasil terá triatletas de 34 países

Atualizado em 01 de abril de 2009
Mais em

A edição 2009 do Ironman Brasil terá a presença de 1500 atletas. A disputa, única da América Latina a classificar para o Mundial Ironman do Havaí, chegou à marca recorde após o término do leilão virtual das últimas 50 vagas, que arrecadou R$ 41,7 mil reais para as obras da APAE de Florianópolis.

A confirmação do recorde foi feita na tarde desta terça-feira, durante a apresentação oficial do evento, no Shopping Iguatemi da capital catarinense. Fernanda Keller, bicampeã da disputa, Carlos Galvão, diretor geral da prova, e os atletas catarinenses Luis Antonio Pereira de Lima, 22º no geral do ano passado, e Valéria Rosati, décima colocada na Elite feminino, participaram do evento.

“O leilão virtual foi muito bom e conseguimos arrecadar cerca de 42 mil reais para a entidade. Isso mostra que os participantes do Ironman Brasil também estão preocupados com a parte social do evento. Por outro lado, teremos a presença recorde de participantes, fato que confirma o prestígio da competição no cenário internacional”, explicou Galvão. “Estamos programando fazer a entrega durante a Feira da Esperança, neste mês de abril, e esperamos contar a presença de todos”, completou.

Fernanda Keller ressaltou a importância do evento. “É muito importante fazer esta apresentação, pois faz com a cidade já comece entrar no clima da competição. Por isso, fiz questão de estar presente”, explicou a triatleta, que embarca para os Estados Unidos nesta quarta-feira, dando sequência ao seu treinamento para a disputa. “Poder ter participado de todas as edições do Ironman Brasil me deixa muito orgulhosa e estou me preparando para fazer o melhor no dia 31 de maio. A vitória no ano passado me deixou muito feliz e motivada para brigar por mais um resultado positivo”, finalizou.

O Ironman Brasil 2009 será disputado no dia 31 de maio, pelo nono ano consecutivo em Florianópolis. A prova começará às 7 horas, em frente ao Clube Doze de Agosto, em Jurerê Internacional, um dos mais famosos pontos turísticos do estado. Os atletas de 34 países – com todos os continentes representados – terão pela frente o desafio de 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,1 km de corrida. Serão 50 vagas para o Havaí, divididas entre profissionais e amadores, além de 50 mil dólares para os melhores atletas da Elite, masculino e feminino.