Ironman Brasil já tem mais de 750 inscritos de 34 países

Atualizado em 21 de março de 2008
Mais em

 Pelo oitavo ano consecutivo, Florianópolis será sede da única seletiva da América do Sul e Central para a final do Circuito Mundial Ironman, disputada em outubro no Havaí. No dia 25 de maio, na Praia de Jurerê Internacional, cerca de 1.300 triatletas de diversas partes do mundo, amadores e profissionais, enfrentarão o desafio de 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,1 km de corrida pela ilha em busca de uma das 50 vagas para o Havaí, além da premiação de 50 mil dólares para os melhores profissionais.

As inscrições estão abertas e poderão ser feitas até o dia 30 de abril, pelo site oficial, www.ironmanbrasil.com.br. Os valores para inscrição são de R$ 680,00, para profissionais e amadores. Faltando pouco mais de dois meses, a disputa já confirmou mais de 750 inscritos de 34 países. Para Carlos Galvão, diretor-geral do evento, a expectativa é de uma disputa ainda mais emocionante. “Nossa expectativa é muito positiva mais uma vez. Afinal, a dois meses do evento e já temos mais de 50% de inscritos. Tenho certeza que chegaremos ao nosso limite técnico de 1250 competidores”, explica.

Novidades no percurso – O Ironman Brasil terá sua área de transição no Clube Doze, em Jurerê Internacional. A novidade para 2008 será a alteração do percurso do ciclismo, com a alteração de três trechos em relação ao trajeto do ano passado. Três trechos do trajeto de bike foram modificados. Saíram as passagens pela Praia da Daniela, a ida até Jurerê tradicional e ainda um trecho até a Universidade Federal de Santa Catarina. Essas distâncias serão percorridas na Via Expressa Sul passando pelos túneis em direção ao aeroporto da cidade.

O Ironman Brasil integra o circuito mundial que classifica cerca de 1.500 atletas para a final no Havaí. Como 50 vagas abertas, a prova torna-se atrativa aos competidores de vários países, que têm a chance de brigar por um lugar na final e ainda aproveitar a viagem para fazer turismo pelo país. No ano passado, o argentino Oscar Galindez e a alemã Nina Kraft foram os vencedores da prova. O paulista Reinaldo Colucci, em segundo, e a fluminense Fernanda Keller, em quarto, foram os melhores atletas nacionais no evento.

A programação oficial será toda no Clube Doze de Agosto, já a partir do dia 21 com a abertura da Expo Ironman, além do tradicional jantar de massas no dia 23. No dia 25, a movimentação começará às 4h30, com a pintura dos atletas, entrega de sacolas do Special Needs (ciclismo e corrida) e acesso à área de transição. Às 7 horas será dada a largada para profissionais e amadores, com chegada do primeiro no masculino prevista para as 15h30. A prova será encerrada à meia-noite. No dia seguinte, 26, acontecerá a confirmação das vagas, às 9 horas, ficando para o meio-dia a cerimônia de premiação e almoço.