Investigação sobre doping de Lance sai em breve

Atualizado em 17 de maio de 2006
Mais em

POR FERNANDO MELLO

O resultado da investigação independente da União Ciclística Internacional (UCI) sobre as denúncias de doping de Lance Armstrong durante o Tour de France de 1999, primeiro título dos sete conquistados pelo americano na França, sai dentro de algumas semanas, segundo o presidente da UCI, Pat McQuaid. Segundo o dirigente, o resultado das investigações talvez se torne público.

“O advogado holandês Emile Vrijman está redigindo as últimas conclusões e acredito que os resultados serão divulgados nas próximas semanas”, disse MsQuaid durante visita ao Giro d´Italia, na última semana. “Não tenho informações sobre o que diz o relatório, mas receberemos uma cópia e é possível que se torne público”, completou o presidente da entidade.

Vrijman foi diretor da agência antidoping holandesa e a UCI o colocou para realizar a investigação independente do caso Armstrong. As denúncias do suposto doping do americano foram feitas pelo diário esportivo francês L´Equipe, em agosto de 2005. Segundo o diário, um exame de seis frascos de urina de Armstrong do Tour de 99 deu positivo para a substância EPO (Eritropoietina). O heptacampeão do Tour negou veementemente as acusações, reforçou que jamais fez uso de doping para melhorar o rendimento e se disse vítima de uma “caça às bruxas”.

Em fevereiro passado, a UCI revelou que o francês Mario Zorzoli, médico da entidade, forneceu os documentos sobre o suposto doping de Armstrong ao L´Equipe. Zorzoli foi suspenso por um mês e readmitido no último 28 de março.

Lance Armstrong não se afastou do mundo do ciclismo. Na última semana, ele compareceu ao Giro para acompanhar os ex-companheiros de equipe Discovery. Também na última semana, ele pedalou com amigos no Alpe d´Huez, mítica montanha dos Alpes franceses, palco de vitórias do americano em duas edições do Tour (2001 e 2004) – ver matéria no PRÓLOGO.