Investigação de Ferrarri ameaça Armstrong

Atualizado em 25 de abril de 2011
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

No último final de semana, uma nova polêmica surgiu em meio aos casos de doping. De acordo com a Gazzetta dello Sport, uma investigação de peritos italianos encontrou ligações de Michelle Ferrarri com casos de doping, que teriam movimentado mais de 15 milhões de euros.

O jornal sugere que a investigação se desenvolveu a partir do inquérito original da equipe US Postal, que foi iniciada pelo agente federal Jeff Novitzky explorando acusações de Floyd Landis contra membros da sua equipe. Como Lance Armstrong, Johan Bruyneel entre outros.

Os investigadores estão analisando as transações financeiras, buscando nomes de envolvidos em atividades ilegais. Eles dizem ter detectado indícios de transferências dos Estados Unidos e teriam quebrado o sigilo de algumas contas.

Ferrari trabalhou com Armstrong em meados dos anos 90 e, de acordo com informações, teria feito um acordo exclusivo para ser o médico da equipe no período em que Lance reinou no Tour de France. O italiano disse ter recebido uma grande quantia de dinheiro para trabalhar somente com a equipe, o que pode ser relevante se considerado a informação sobre as transferências vindas dos EUA.

O site VeloNation informou que a equipe jurídica de Armstrong se reuniu com membros da Procuradoria dos EUA na tentativa de impedir a investigação do processo. Seu porta-voz, Marcos Fabiani, já trabalhou para Bill Clinton e tem uma extensa conexão política.