Inverno na Pampulha

Atualizado em 19 de julho de 2009
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

A cidade de Belo Horizonte recebeu neste domingo, dia 19 de julho, a etapa de Inverno do Circuito das Estações Adidas. A prova da capital mineira foi disputada na Lagoa da Pampulha, e contou com percursos de 5 km e 10 km. Apesar do dia ensolarado, o clima ameno ajudou os cinco mil corredores que largaram em busca da segunda parte da mandala.

“Mesmo com o sol, não estava muito quente, o que ajudou muito a fazer uma prova tranqüila”, falou Roberto Caetano, 35, engenheiro, que correu no “sacrifício” só para poder completar a mandala que se forma com a união das medalhas das quatro etapas disputadas ao longo do ano.

“Sofri uma lesão na panturrilha duas semanas atrás e nem poderia ter feito a prova. Mas não tinha como ficar sem a medalha, pois completar a mandala é o que mais me motiva neste Circuito. Corri tranquilo, sem forçar, e espero estar melhor na Primavera”, disse Caetano.

Quem também demonstrou não poupar esforços para completar sua mandala foi a paulista Ana Carolina Pires. A professora de 24 anos não conseguiu se inscrever na prova de São Paulo, realizada na semana passada, e viajou até Minas Gerais.

“Foi diferente correr em outra cidade. Achei o percurso daqui um pouco mais fácil. O clima estava bom e a prova muito bem organizada. Mesmo não sendo da cidade, não tive dificuldades para me localizar”, disse Ana Carolina. “Voltar para casa agora vai ser um pouco cansativo, mas valeu a pena”, completou a professora.

Motivações diversas
A mandala não é o único atrativo do Circuito das Estações Adidas para os corredores. O fato de poder disputar quatro etapas no mesmo percurso e poder perceber a evolução do desempenho ao longo do ano também é um estímulo para os atletas.

“Acho legal disputar as quatro provas no mesmo lugar, porque assim dá para ter um parâmetro. Meu tempo melhorou seis minutos em relação ao Outono e estou satisfeito. É sempre bom ter um objetivo para treinar”, destacou Gustavo Vieira Rocha, 33, arquiteto.

Já o auditor Alex Alves Araujo, 30, revela que a organização e o kit da prova é o que mais o motiva a participar da corrida. “Sempre procuro me inscrever em provas que tenham uma camiseta bonita e uma boa organização. Em corridas como essa, o material que vem no kit compensa o valor da inscrição”, afirmou.

No ritmo certo
A prova de Inverno do Circuito das Estações Adidas foi a primeira em Belo Horizonte a ter pelotões divididos pelos ritmos dos atletas. A novidade agradou os participantes.

“A divisão melhorou um pouco a largada, que costuma sempre ser muito tumultuada. Falei com alguns alunos meus que participaram da prova e todos gostaram muito da iniciativa”, disse o professor de educação física Eder Vaz de Melo, 25.

“Foi legal separar os pelotões, pois as provas estão ficando muito cheias e até o terceiro ou quarto quilômetro é difícil para desenvolver a corrida. As pessoas só precisam ter bom senso, pois nem todos pegam a pulseira para largar no pelotão com o ritmo que realmente correm”, ressalta Gustavo Viera Rocha.

Elite
Na briga entre os atletas do pelotão de elite, a vitória nos 10 km ficou com Lindomar Modesto de Oliveira, que cruzou a linha de chegada em 31min14s. Ele teve ao seu lado no pódio Antonio Ferreira da Silva (31min18s) e Egnaldo Elias Campos (31min41), respectivamente o segundo e o terceiro colocado.

Na disputa feminina, a mais rápida nos 10 km foi Andréia de Lima, com 38min04s. Maria Clara Castro (38min58s) acabou na segunda posição e a terceira foi Cristiana da Silva Norberto (40min17s).

Nos 5 km, Célio Rodrigues da Silva ficou com a vitória ao cruzar a linha de chegada em 15min14s. Albertino Silva da Luz (15min22s) foi o segundo e Luciano Coelho (15min39s) terminou em terceiro. Entre as mulheres, Claudete Maria Silva (18min31s) foi a mais rápida, seguida por Adriana Cristina Luz (18min46) e Larissa Marcelle Quintão (20min00s)

Fotos: Carlos Hauck

:: Circuito das Estações Adidas – Etapa de Inverno – Belo Horizonte (MG)
Data: 19 de julho de 2009
Horário: 8h
Percurso: 5 km e 10 km
Temperatura: 17ºC (média)
Participantes: 5 mil
Premiação: Troféu para os três primeiros colocados e medalhas para todos os concluintes

Vencedores
Masculino – 10 km
1º – Lindomar Modesto de Oliveira – 31min14s
2º – Antonio Ferreira da Silva – 31min18s
3º – Egnaldo Elias Campos – 31min41

Feminino – 10 km
1º – Andréia de Lima – 38min04s
2º – Maria Clara Castro 38min58s
3º – Cristiana da Silva Norberto – 40min17s

Masculino – 5 km
1º – Célio Rodrigues da Silva – 15min14s
2º – Albertino Silva da Luz – 15min22s
3º – Luciano Coelho – 15min39s

Feminino – 5 km
1º – Claudete Maria Silva – 18min31s
2º -Adriana Cristina Luz – 18min46
3 – Larissa Marcelle Quintão – 20min00s