Internacional de Santos abre a temporada

Atualizado em 18 de fevereiro de 2011
Mais em

Por Daniel Balsa

Cerca de 1300 triatletas disputarão o Triathlon Internacional de Santos, evento que, tradicionalmente, abre a temporada nacional do esporte. A largada da 20ª edição da competição será às 8h do próximo domingo, dia 20, na Praia do Boqueirão, próximo a Av. Conselheiro Nébias.

A prova promete uma boa briga pelo título tanto no masculino quanto no feminino. Entre os homens, a disputa deverá ficar entre Paulo Henrique Miyasiro, atual campeão do Troféu Brasil, Santiago Ascenço, melhor brasileiro no Ironman Brasil, Fabio Carvalho, tricampeão TB, e Reinaldo Colucci, que disponta como favorito por ter vencido as últimas duas edições da prova.

“Estou bem preparado. Será minha primeira prova em distâncias olímpicas [na temporada] e um bom teste para ver como será meu desempenho. Meu foco são os Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem, e quero saber como estou para as provas do circuito internacional que contam pontos para a classificação”, disse Colucci. “Esta prova é muito importante no meu calendário por tudo isso, além de querer lutar pelo tricampeonato”, completou.

Entre as mulheres, o favoritismo é de Carla Moreno, tetracampeã do evento e octacampeã do Troféu Brasil, o maior nome brasileiro do triathlon na distância. Mas a são-carlense terá de mostrar sua superioridade no circuito, pois Vanessa Gianinni, campeã do TB em 2009, e Carolina Furriela, vice do Troféu Brasil em 2010, surgem como postulantes ao título.

“O evento ganhará em qualidade e emoção. Tenho certeza que teremos, mais uma vez, uma grande briga pelo primeiro lugar em todas as categorias e, especialmente, entre os profissionais. O fato também serve para ratificar a força e a tradição do Triathlon Internacional de Santos, que há duas décadas colabora para o crescimento e fortalecimento do triatlo nacional”, comenta Núbio de Almeida, diretor-geral do NA Sports, organizadora da prova.

Confira a lista dos campeões da prova.

2010 – Reinaldo Colucci (BRA) e Nina Kraft (EUA)
2009 – Reinaldo Colucci (BRA) e Carla Moreno (BRA)
2008 – Paulo Henrique Miyashiro de Abreu (BRA) e Carla Moreno (BRA)
2007 – Paulo Henrique Miyashiro de Abreu (BRA) e Nina Kraft (ALE)
2006 – Oscar Galindez (ARG) e Carla Moreno (BRA)
2005 – Victor Plata (USA) e Carla Moreno (BRA)
2004 – Victor Plata (USA) e Gisele Bertucci (BRA)
2003 – Oscar Galindez (ARG) e Sandra Soldan (BRA)
2002 – Doug Friman (USA) e Carol Montgomery (CAN)
2001 – Oscar Galindez (ARG) e Michelle Jones (AUS)
2000 – Oscar Galindez (ARG) Suzane Nielsen (DIN)
1999 – Greg Welch (AUS) e Michelle Jones (AUS)
1998 – Oscar Galindez (ARG) e Michelle Jones (AUS)
1997 – Olivier Marceau (FRA) e Michelle Jones (AUS)
1996 – Leandro Macedo (BRA) e Michelle Jones (AUS)
1995 – Ken Glah (USA) e Carol Montgomery (CAN)
1994 – Oscar Galindez (ARG) e Carol Montgomery (CAN)
1993 – Oscar Galindez (ARG) e Melissa Mantak (USA)
1992 – Scott Molina (USA) e Sylvian Puntous (CAN)