Instantes mágicos para quem acompanha o Tour

Atualizado em 22 de julho de 2009
Mais em

Mais uma dose de fortes emoções tomei aqui na França na tarde de ontem, na Comuna de Bourg-Saint-Maurice. A enorme torcida estava, desde as primeiras horas da manhã, tomando seus postos para acompanhar, da menor distância possível, a passagem dos maiores ídolos do ciclismo.

Durante toda a tarde, o evento se transformou numa grande festa, com animadores distribuindo água, brindes, desfile de carros alegóricos dos patrocinadores, muito barulho, animação, agitação, expectativa e… já passou! Era o espanhol Mikel Astarloza, da equipe Euskaltel-Euskadi, o vencedor da etapa Martigny-Bourg-Saint-Maurice que passava sorrindo e prevendo a vitória a 200 metros do pórtico de chegada, motivado ainda mais pelos aplausos e gritos da multidão.

Apesar disso tudo, vamos falar a verdade: não é tão legal assistir à prova em trechos planos – muita festa e muito frio na barriga, mas na hora H não dá nem tempo de acenar, gritar uma palavra de incentivo… É rápido demais. Mal dá para registrar uma foto. 

Recomendo fortemente aos torcedores fanáticos como eu que se posicionem nas piores subidas possíveis, aquelas que mais exigem dos atletas, mesmo que seja necessário chegar dois dias antes (para quem vai de motor-home) ou subir debaixo de sol e chuva (sim, sol + chuva é comum aqui) essas pirambas maravilhosas! Pode ficar tranqüilo que você nunca estará sozinho.