Ingleses criam bike que lava roupas

Atualizado em 01 de maio de 2015
Mais em

Em uma iniciativa curiosa, – que o futuro talvez defina como revolucionária – estudantes da Universidade Dalian Nationalities, na Inglaterra, resolveram aliar o útil e o agradável ao criar a Bike Washing Machine, a Máquina de Lavar Pedalando (ou bike que lava roupas).

Nos anos 90, o lendário ciclista escocês Graeme Obree conseguiu quebrar por duas vezes o Recorde Mundial da Hora com uma bicicleta feita em casa, a partir de pedaços de sucata e peças de uma máquina de lavar usada. O conceito da engenhoca criada por estudantes britânicos, porém, leva a relação entre bicicletas e máquinas de lavar a outro patamar.

Quando pedalada, esta bicicleta que lava roupas, de acordo com seus inventores, tem a capacidade de ativar a máquina de lavar que fica na parte dianteira da bike e, assim, criar o movimento que sacode as roupas durante a lavagem. Além disso, a bicicleta possui um gerador que cria e armazena energia enquanto o ciclista pedala.

Apesar da modernidade, o trabalho de colocar e retirar água e detergente da máquina tem que ser feito manualmente pela pessoa.
De acordo com os desenvolvedores, a bicicleta que leva roupas pode ser uma solução para aqueles que precisam de uma máquina de lavar e desejam se exercitar na bicicleta, mas não encontram espaço para ambos em casa.

Além disso, a invenção ajuda a economizar dinheiro na conta de energia, com sua fonte de energia alternativa e sustentável: o esforço humano.

Ideal para regiões carentes
A invenção também poderia ser útil em áreas remotas onde as pessoas não têm acesso a fontes confiáveis de eletricidade.
Os alunos da universidade estão construindo um protótipo da máquina. O grupo apresentou o projeto no site Tuvie, uma plataforma que permite a designers compartilharem suas ideias.

“Andar de bicicleta é um exercício popular, lavagem da roupa é algo que você pode fazer diariamente – ou, pelo menos, uma vez por semana –, a menos que você continuar comprando roupas novas e roupas íntimas, então por que não combiná-los em um único equipamento útil”, disseram os desenvolvedores ao site Daily Mail.

Apesar de parecer esdrúxula a invenção, não é a primeira vez que pesquisadores tentam criar máquinas de lavar roupas baseadas em bicicletas.

Em 2011, o pesquisador Richard Hewett, de Sheffield criou uma bike que permitia ao ciclista lavar suas roupas enquanto pedalava na rua. A diferença é que, nesse caso, o dispositivo ficava acoplado à bicicleta, mas não fazia parte da mesma.
(Fonte: site Daily Mail)