Indurain: “Evans foi o melhor”

Atualizado em 03 de outubro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

Miguel Indurain nomeou Cadel Evans como o destaque de 2011, a frente de fortes nomes como Alberto Contador, Mark Cavendish e Philippe Gilbert. O pentacampeão do Tour de France disse que o australiano foi o melhor ciclista da temporada. “É difícil dizer se Cavendish é o melhor do mundo, mas é fato que ele passa por uma grande fase em sua carreira. De todas as áreas no ciclismo, a minha favorita é a das grandes voltas e o melhor em 2011 foi Cadel Evans”, disse.

Após alguns anos tentando e dois vice-campeonatos obtidos, Evans finalmente conquistou uma vitória na grande volta francesa. O ciclista superou Andy Schleck no penúltimo dia de prova, durante a prova de contrarrelógio e sagrou-se campeão da competição, seguido de Andy e seu irmão, Frank, no pódio.

Alberto Contador, que não se encontrou em condições ideais no Tour, após sofrer algumas quedas e ter sofrido com o desgaste causado pelo Giro d’Italia, é uma das apostas de Indurain para 2012. “Contador terá que pensar e ver o que é melhor para ele. O que decidir, certamente será o correto, mas o que importa é que ele tem totais condições de retomar sua melhor forma física e pedalar no mais alto nível, após esta longa temporada”, disse o multicampeão.

Contador afirmou que irá se ausentar do Giro em 2012, visando a conquista do tetracampeonato do Tour, além de uma possível participação na Vuelta a España, dependendo de como as coisas acontecerem em 2012 e de seu julgamento por ter testado positivo após o Tour 2010 pelo consumo de clembuterol.

O julgamento do espanhol está programado para ocorrer até o mês de novembro. O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) ainda estuda uma data para colocar um ponto final no polêmico caso.