IAAF define provas que valem vaga nas Olimpíadas

Atualizado em 13 de janeiro de 2012
Mais em

A Federação internacional de Atletismo definiu a lista das maratonas válidas para a busca de índices olímpicos para Londres. No Brasil, cinco provas são reconhecidas pela entidade: Maratona de Porto Alegre (06 de junho), Maratona de São Paulo (17 de junho), Maratona Cidade do Rio de Janeiro (08 de julho), Maratona Pró-Adidas do Rio de Janeiro (09 de setembro) e Maratona Internacional de Santa Catarina (ainda sem data).

Nenhuma delas, porém, servirá para a busca da vaga. Isso porque estão fora do prazo para tentativa de índice, que termina no dia 29 de abril. Resta aos brasileiros que ainda buscam participar dos 42 km londrinos, portanto, optar por participar de alguma corrida internacional. Das 250 permitidas, 48 serão realizadas nos Estados Unidos e 16 no Japão.

Vale lembrar que Marilson Gomes dos Santos está pré-convocado para a Olimpíada por ter ficado entre os top 30 do Ranking Mundial da IAAF no ano passado, com 2h06min34s, tempo obtido na Maratona de Londres 2011. Já Paulo Roberto de Almeida Paula conseguiu o índice ao correr a Maratona de Amsterdã, na Holanda, em 2h13min15s, mas ainda não tem vaga garantida, já que outros brasileiros ainda podem correr abaixo desta marca.

Os índices exigidos pela Confederação Internacional de Atletismo são:
Maratona – masculina – 2h15min00s
Maratona – feminina – 2h30min07s