Hora do Planeta

Atualizado em 30 de março de 2009
Mais em

No último sábado, dia 28 de março, a “Hora do Planeta”, iniciativa ecológica mundial idealizada pela ONG WWF (Worldwide Fund for Nature), fez com que os quatro cantos do globo terrestre se unissem e apagassem as luzes para lutar contra o aquecimento global.

De acordo com a WWF, a “Hora do Planeta” superou a expectativa inicial, que era conseguir a participação de um bilhão de pessoas e mil cidades. Os resultados oficiais do evento serão divulgados na próxima conferência mundial sobre o clima, no mês de dezembro, em Copenhague, na Dinamarca.

“Centenas de milhões de pessoas em milhares de comunidades espalhadas por todo o mundo pediram que seus líderes tomassem uma decisão por uma ação global sobre as mudanças climáticas este ano em a `Hora do Planeta´, o que superou todas as expectativas”, informou a WWF em seu site.

Cartões postais apagados
Alguns dos principais monumentos do mundo apagaram suas luzes às 20h30min do sábado (horário local), para confirmarem a adesão à iniciativa contra o aquecimento global. As Pirâmedes de Giza, no Egito, a Torre Eifel, na França, e o Coliseu de Roma, na Itália, foram apenas alguns dos cartões postais que ficaram totalmente na escuridão. No Brasil não foi diferente. No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a Orla da Zona Sul e o Aterro do Flamengo desligaram sua iluminação. Já em São Paulo, a Ponte Estaiada, diversos pontos da Avenida Paulista e outros monumentos também ficaram durante uma hora às escuras.

Ações esportivas
Quem também aderiu à iniciativa global foi a equipe do São Paulo Futebol Clube. No clássico contra o Palmeiras, disputado no último sábado, pela 17ª rodada do Campeonato Paulista, o time tricolor entrou no gramado do estádio do Morumbi com camisetas da “Hora do Planeta”, que também foi anunciada no placar eletrônico.

No mundo das corridas de rua, a O2 participa da “Hora do Planeta” e tem uma parceria com a WWF. A cada inscrição feita nas provas organizadas pela revista, R$ 2 são doados para a ONG.