Homenagem ao 11 de setembro

Atualizado em 04 de setembro de 2007
Mais em

Cisco e WTC Clube de Negócios reúnem 3 mil corredores na Marginal Pinheiros, em SP. A água estava quente e não houve chip de cronometragem nos 4 km

 

Por Leticia Calmon, Carolina Botelho e Juliana Saporito

 

A Cisco, empresa de redes de computadores, juntou-se ao World Trade Center Clube de Negócios para uma corrida até então inédita: 3 mil corredores largaram em frente às duas torres do WTC, na Marginal Pinheiros, em São Paulo para disputar 8 e 4 km. E, além de utilizarem a via expressa da Marginal, eles inauguraram o percurso na alça de acesso que liga a Avenida Roberto Marinho à Marginal Pinheiros.

 

Como a largada foi realizada na pista expressa da Marginal Pinheiros, foi construída uma passarela especialmente para que os corredores chegassem à pista com segurança e sem atrapalhar o trânsito da via local.

 

O percurso quase todo plano – com exceção das alças de acesso à Avenida Roberto Marinho – e o clima ameno (17ºC e nublado) fizeram com que os corredores imprimissem um ritmo forte na prova.

 

A Corrida Cisco WTC Corpore pela Paz homenageou as vítimas do atentado terrorista que derrubou as torres gêmeas, em Nova York, no dia 11 de setembro de 2001. Reunindo a chamada “Comunidade da Internet”, a prova agradou e desafiou os caminhantes e corredores. Antes do início da corrida, os corredores soltaram bexigas brancas para simbolizar a paz. Quando passaram pelo pórtico de largada, pétalas de rosa branca caíram sobre os atletas.

 

Problemas na organização

A prova foi animada, mas grande parte dos participantes reclamou que a água estava quente nos postos de hidratação. “Passei no primeiro posto em 12 minutos e a água não estava gelada. Havia muita gente e mal deu para pegar um copinho. Se parasse, perderia o ritmo da prova”, contou o estudante Pedro Pereira. Quem correu mais devagar que Pedro chegou a pegar água quente no primeiro posto de hidratação. Nos outros, nos quais somente quem correu 8 km passou, a água estava fresca.

 

Outro problema citado pelos participantes foi a falta de informação em alguns pontos da corrida no que diz respeito ao percurso. Quem caminhou ou correu 4 km não teve direito ao chip de cronometragem, o que não é comum nas provas da Corpore. Essa informação foi divulgada no site da empresa, mas muitos corredores foram pegos de surpresa. “Ainda bem que corri com meu relógio para saber meu tempo final”, disse o professor Lucas Rodrigues, 29.

 

Outra observação foi quanto ao pórtico de chegada dos 4 km, localizado 500 metros à frente da marca que indicava o final dos 4 mil metros. Por conta disso, muitos concluintes não souberam ao certo a distância que percorreram. “Fiquei confuso e chateado. Não sei quanto corri nos meus 30 minutos de prova”, falou Lucas. “Completei em 20 minutos a distância menor, mas não sei se corri 3,5, 4 ou 4,5 km”, finalizou Pedro.

 

Hino da vitória

Com tempo de 24min45s, Adriano Bastos, tetracampeão da Maratona da Disney, cruzou a linha de chegada com a música que acompanhava cada vitória do corredor de Fórmula 1, Ayrton Senna. “A partir do quarto quilômetro, foi só controlar o primeiro lugar. Administrei bem meu ritmo com o objetivo de treinar para a Meia-maratona de Buenos Aires, no próximo dia 9”, disse Adriano.

 

No feminino, Flaviana Chung venceu com tempo de 30min07s, e ficou à frente de Jaciane Barroso Araújo, que marcou 31min05s, e de Vivian Oliveira (31min35s).

 

:: Serviço

Data: 02 de setembro

Horário: 8h

Local de largada: Avenida das Nações Unidas, 12.551 (via expressa da Marginal

Pinheiros)

Distâncias: 4km e 8 km

Clima: nublado, com vento e sol no fim da prova

Temperatura: 17º C

Umidade: 83%

Concluintes: 2.145

Vencedores:

8 km masculino

1º – Adriano Bastos – 24min45s

2º – Denílson Francisco C. da Silva – 25min12s

3º – Sandro Ferreira dos Santos – 25min21s

 

8 km feminino

1ª ­ Flaviana Ferreira Chung –30min07s

2ª ­ Jaciane Barroso Araújo – 31min05s

3ª ­ Vivian Oliveira – 31min35s