Hidroginástica para ter força

Atualizado em 20 de maio de 2008
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

Além de ser uma prática divertida que relaxa e alivia o stress, a hidroginástica é uma atividade física que traz vários benefícios para a saúde, como o aumento da resistência muscular, da flexibilidade, da agilidade e consciência corporal e a melhora da coordenação motora. Por isso, exercitar-se dentro da água pode ser uma boa alternativa para pessoas que pedalam complementarem seus treinos.

“A hidroginástica trabalha os grandes grupos musculares. Assim, é possível fazer exercícios específicos para algumas regiões mais exigidas no ciclismo, como trapézio, peitoral e dorsal de uma forma mais equilibrada, e com o benefício de não ter impacto”, disse Luis Fernando Bernardi, diretor técnico da Find Your Self.

Assim como o ciclismo, a hidroginástica é uma atividade aeróbica que ajuda a melhorar o condicionamento físico, o fortalecimento da musculatura em geral, o aumento do gasto calórico e a redução da gordura corporal. Os movimentos constantes de pernas e braços durante os exercícios aumentam a flexibilidade e possibilitam alcançar um equilíbrio muscular.

“Como são exercícios genéricos e amplos, você não consegue forçar muito mais só uma parte do corpo, como na musculação, que é específica para cada músculo. Por isso, o trabalho é mais completo”, afirmou Luis Fernando.

Opção para quem está lesionado
As atividades na piscina também podem ajudar os atletas que sofreram algum tipo de lesão, pois elas permitem executar movimentos em ângulos diferentes dos que seriam feitos na bicicleta.

“Na água, pode-se controlar o treinamento e fazer movimentos diferentes dos que são feitos na bicicleta. Assim, é possível diminuir a tensão na área lesionada”, disse Hugo Coimbra, treinador esportivo da 4 any 1.

“Só é preciso tomar cuidado em caso de queda, pois a cicatrização da pele no meio líquido é ruim”, alertou Luis Fernando.