Hidratação pré-prova

Atualizado em 25 de junho de 2009
Mais em

Por Fausto Fagioli Fonseca

Assim como saber repor os nutrientes perdidos após provas e treinamentos por meio da hidratação, a ingestão de líquidos antes das corridas também é importante para o atleta, pois, desta forma, seu corpo fica mais preparado para enfrentar o esforço físico que virá.

A hidratação bem feita antes da prática do esporte ajuda na eficácia do desempenho, assim como previne a desidratação. “Quando a ingestão de líquidos é feita de maneira correta, há um equilíbrio dos eletrólitos durante a corrida, o que previne a desidratação, um dos principais motivos de queda de resistência e da fadiga, e, em casos muito extremos, a morte”, explica a nutricionista esportiva Priscila Di Ciero.

Já Marcelo Carvalho, diretor técnido da Planet Runners Assessoria Esportiva, explica que a desidratação tem influência direta no desempenho de um atleta, por isso é muito importante a ingestão de líquidos antes de uma competição.

“O controle térmico do nosso corpo é feito pela perda de água. Durante a prática do esporte, há mais perda, o que pode gerar o aumento da nossa temperatura corporal. Além disso, a desidratação gera uma menor quantidade de oxigênio no sangue, e isso também faz com que o desempenho seja prejudicado”.

Como fazer
“Na noite que antecede a prova ou treinamento, o corredor pode beber, além da água, sucos de fruta, água de coco etc”, afirma Priscila. “O importante é que o atleta não tente inventar na hora da corrida. O ideal é tomar o que está acostumado, para que não tenha nenhuma surpresa”, completa Carvalho.

Um erro comum entre os atletas que estão começando é querer beber muita água antes da corrida, o que também pode ser prejudicial. Por isso, duas horas antes de correr, o atleta deve ingerir entre 400 ml e 600 ml. “A hiperhidratação pode ser quase tão ruim quanto a desidratação, pois estimula os rins a mandarem mais sódio embora, o que pode gerar câimbras e desconfortos”, fala o treinador.

Bebidas esportivas
O uso das bebidas esportivas deve ser consciente, e o corredor não deve exagerar quanto a sua ingestão. “As bebidas esportivas são feitas para serem tomadas em atividades de resistência, que durem mais do que uma hora, e nunca antes das provas”, diz Priscila.

“Vejo muitas pessoas tomando este tipo de bebida sem nem ao menos estarem praticando algum exercício. Ela possui sódio, açúcar e corantes, por isso, seu uso não deve ser indiscriminado”, completa a nutricionista.

Evite
Alguns líquidos podem gerar desconforto estomacal, além de contribuírem para a desidratação. “A questão de que bebidas ingerir antes das provas varia muito de indivíduo para indivíduo. Mas é importante que o corredor não resolva implementar novidades antes da corrida, e sim beber somente o que já está acostumado”, diz Priscila.

Saiba que bebidas o corredor deve evitar antes de sair para as ruas para que não tenha sua performance prejudicada:

Refrigerante: As bebidas gaseificadas podem gerar desconforto gástrico no atleta, podendo causar também gases.

Leite: O leite torna lento o esvaziamento gástrico, e a lactose tem efeito calmante, o que pode gerar enjoo e sono.

Bebidas alcoólicas: O álcool intensifica a perda de líquidos no corredor, o que torna o processo de desidratação mais rápido.