Guiness não reconhece recorde de atleta centenário

Atualizado em 26 de outubro de 2011
Mais em

Depois da Maratona de Toronto, no dia 16 de outubro, o indiano Fauja Singh ganhou destaque em todo o mundo pelo seu feito: com 100 anos, ele completou os 42 km canadenses em 8h25min55s e tornou-se, extra-oficialmente, o homem mais velho a completar uma maratona. Fauja, que começou a correr a mais tradicional prova do atletismo apenas com 89 anos, quebrava então o recorde do grego Dimitrion Yordanis, que em 1976 correu a Maratona de Atenas com 98 anos.

O experiente atleta, que nasceu no dia 1º de abril de 1911, porém, não teve sua marca reconhecida pelo Guinness Book. Isso porque, segundo o livro, Fauja não apresentou documentos suficientes para comprovar sua idade. Ele até tentou. Levou para a entidade uma carta do governo da Índia afirmando que não havia registro dos nascimentos no país em 1911 e ainda seu passaporte, que constava a data de nascimento. Não adiantou, já que a instituição só aceita certidões de nascimento originais, feitas no ano que a pessoa nasce.

Com oito maratonas no currículo, Fauja bateu ao longo de sua “carreira” outros recordes, como o de corredor mais rápido em uma prova de 42 km com mais de 90 anos, com 5h40min na Maratona de Toronto em 2003.