Guardini injustiçado

Atualizado em 28 de setembro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

Andrea Guardini (Farnese Vini-Neri Sottoli) ficou frustrado por não ter sido selecionado para o Campeonato Mundial, encerrado no último domingo (25). O ciclista, que colecionou onze títulos profissionalmente nesta temporada, era considerado favorito para disputar a categoria sub-23 da competição por integrar um time que não possui licença WorldTour.

A Federação Italiana, no entanto, optou por não levar o sprinter ou qualquer outro atleta Pro-Continental até Copenhague, enquanto em outros países fizeram o contrário e escalaram o que tinham de melhor, como, por exemplo, a França, que levou Arnaud Démare, ciclista da FDJ e campeão da prova.

“Não acho que a política utilizada pela federação seja correta, pois vai contra ao que todo o resto do mundo faz. Creio que muitas coisas têm a necessidade de serem revisadas. O cenário italiano não evoluiu como em outros países, onde há um conceito diferente”, comentou Guardini, desapontado com sua federação.

O italiano teve um excelente primeiro ano como profissional, ao vencer cinco etapas da Volta de Langkawi, além de vitórias na Volta do Qatar, Volta da Turquia e Giro di Padania. “Meu primeiro ano tem sido fantástico, pois foi inesperado o jeito como tudo aconteceu. Tudo fluiu perfeitamente e eu não poderia imaginar algo melhor. A partir do próximo ano, pensarei sobre o resto”, comemorou o integrante da Farnese Vini.

Guardini, que terá Filippo Pozzato como companheiro de equipe em 2012 e encerrará sua temporada na quinta-feira (29) durante a disputa do Circuit Franco-Belge, comentou sobre a última prova e sobre Pozzato.

“Estou convicto de que poderei fazer uma excelente corrida, pois possui quatro etapas propícias aos sprinters. Quanto ao Filippo, muitos estão criticando ele, mas creio que tenha feito a escolha certa. Temos uma excelente equipe e Pozzato irá reencontrar o caminho da vitória aqui, assim como Oscar Gatto, que estava em crise e venceu uma etapa do Giro d’Italia”, finalizou o jovem ciclista.