Água durante a prova

Atualizado em 18 de junho de 2008
Mais em

Por Odara Gallo
Foto Fernanda Bozza

“Sinto muita dificuldade para beber água durante as provas. Tenho medo de engasgar e, por isso, encho a boca de água para engolir aos poucos. Mas percebo que assim prendo a respiração e acabo perdendo velocidade e ritmo”, contou o corredor Ubiracy Rezende, 48, do Rio de Janeiro. Mas será que é possível se hidratar bem durante a prova sem comprometer o resultado?

O treinador Alexandre Lima, da equipe Filhos do Vento, do Rio de Janeiro, comentou que essa é uma dúvida comum entre os corredores, principalmente os iniciantes. “A principal indicação é para o corredor diminuir a velocidade ou mesmo caminhar se ele se sentir desconfortável para se hidratar durante uma prova”, sugeriu Alexandre. “Costumo indicar para os corredores beberem goles pequenos com a respiração mais natural possível, sem afobação e sem jogar um monte de água na boca. Se precisar, diminua o ritmo”, completou Dení Domingos da Silva, treinador da Equipe de Corrida, de São Paulo.

Para isso, um dos cuidados é beber água um pouco afastado do posto, para não pegar de surpresa algum atleta que possa vir em um ritmo mais forte e provocar um acidente.

Diminuir a velocidade nem sempre é uma idéia facilmente aceita entre os corredores. Principalmente aqueles que, como Ubiracy, têm o objetivo de melhorar suas marcas pessoais. “Meu melhor tempo nos 10 km é 43min53s, mas minha meta é chegar aos 40min ou até menos. Por isso, às vezes prefiro perder um posto de água para não perder o ritmo”, afirmou. Mas será que esses segundos fazem mesmo diferença no resultado da prova?

De acordo com o treinador Alexandre Lima, essa não é uma boa escolha. “É preferível perder dez segundos e fazer uma hidratação adequada do que se preocupar em não perder o ritmo e ter outros contratempos por causa da desidratação”, falou. “O ideal é o atleta beber pelo menos um pouco de água a cada 15 min ou 3 km”, explicou Dení Domingos da Silva.

Mas não é preciso se desesperar. Com um melhor condicionamento, é possível beber água e manter a velocidade. “Isso só se consegue com a experiência e calma. É normal que a respiração mais ofegante dificulte a hidratação. Mas o atleta pode melhorar isso com o tempo, à medida que ele fica menos cansado e ofegante durante a prova”, finalizou Alexandre Lima.