Giomar é tri em Brasília

Atualizado em 23 de novembro de 2009
Mais em

Por Fausto Fagioli Fonseca

Com número recorde de participantes, 2.500 corredores, foi realizada nesta manhã de domingo, dia 22 de novembro, a última etapa do Circuito de Corridas Caixa 2009, em Brasília. E o sol forte da Capital Federal foi o pano de fundo da prova, que teve largada na Esplanada dos Ministérios e contou com percursos de 5 km e 10 km.

Com o tempo de 30min04s o baiano Giomar Pereira da Silva venceu pelo terceiro ano consecutivo a etapa. Além disso, Giomar ficou muito próximo de conquistar pela segunda vez a vitória no Ranking Caixa/CBAt, já que com a vitória somou 272 pontos, 74 a mais que o segundo colocado Anoé dos Santos Dias, e restam apenas três provas para o encerramento da temporada.

“Esta foi uma das provas mais difíceis que corri pelo calor e clima seco, embora esteja acostumado com a cidade”, contou Giomar, que falou também sobre seu adversário na prova. “O Domingos deu muito trabalho e só consegui passar no final. Como o Anoé não correu aqui, acho que garanti o bicampeonato do Ranking. Vou chegar em Salvador hoje (domingo) à noite e pedir um acarajé para comemorar”, completou o corredor, que precisa apenas terminar a Volta da Pampulha entre os 10 primeiros para ser o campeão do Ranking de 2009.

Já entre as mulheres, quem levou a melhor foi a queniana Ednah Mukhwana, que completou o trajeto de 10 km e 35min13s. Cruz Nonata foi a única brasileira que conseguiu acompanhar o ritmo da africano, e completou a prova em 35min20s.

“Gostei bastante do percurso, bem plano, embora estivesse muito quente”, analisou Cruz, que se mostrou feliz com a segunda colocação. “No ano passado fui quarta colocada e agora melhorei. Vou correr no domingo a 10 K Pan-Americana no Rio e depois a São Silvestre. Como fui sexta em 2008, quero muito subir no pódio”.

Confira a classificação final da etapa de Brasília do Circuito de Corridas Caixa abaixo:

Masculino
1 – Giomar Pereira da Silva, 30min04s
2 – Domingos Nonato da Silva, 30min13s
3 – João Ferreira de Lima, o “João da Bota”, 30min25s

Feminino
1 – Ednah Mukhwana, 35min13s
2 – Cruz Nonata, 35min20s
3 – Marizete Moreira dos Santos, 36min01s