Gilbert vence Vélo d’Or 2011

Atualizado em 27 de outubro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

Philippe Gilbert venceu o prêmio Vélo d’Or de 2011, considerado o “Oscar do Ciclismo”, superando o campeão do Tour de France, Cadel Evans, e o campeão mundial de estrada Mark Cavendish, segundo e terceiro colocados respectivamente.

O título, organizado pela revista francesa Vélo Magazine, recompensou a ótima temporada realizada pelo belga na Omega Pharma-Lotto, marcada por 18 vitórias, como as Clássicas das Ardenas, o que o colocou na primeira colocação no ranking da União Ciclística Internacional (UCI).

“Eu acredito ter passado por uma temporada excepcional e sei que tive um longo caminho a percorrer para conseguir este feito, no entanto, acho que é cedo demais para pensar em repeti-lo, pois talvez demore alguns anos”, destacou o belga.

O atleta, contratado para integrar o plantel da BMC em 2012, não se cansa de vencer e enxerga na Milão-São Remo como o próximo alvo – e se espelha em Eddy Merckx para isto. Além da Clássica, o atleta também visa a Tour de Flandres para a próxima temporada.

“Milão-São Remo é uma prova histórica, com um percurso que praticamente não se altera. Eddy Merckx venceu a prova em sete ocasiões e eu tenho a chance de trilhar o mesmo caminho que ele trilhou há trinta anos. É bom poder se identificar com as façanhas realizadas por atletas de outras gerações e poder fazer uma comparação. Isso é o que há de mais bonito”, afirmou Gilbert.

Embora tenha vencido a Volta da Bélgica e a Ster ZLM Toer em 2011, o Rei das Clássicas não possui ambições imediatas de se dedicar a vencer provas por etapas. “Nunca me empenhei para vencer provas por etapas, creio que seja algo a ser explorado, mas no momento sonho com as Clássicas. É uma coisa ou outra e não quero fazer esta escolha por enquanto”, concluiu o atleta.

Thomas Voeckler (Europcar), como era de se esperar, venceu o Vélo d’Or de melhor ciclista francês pelo segundo ano consecutivo, ao superar seu companheiro de equipe Pierre Roland e o campeão mundial de sprint na pista, Grégory Baugé. Voeckler foi um dos protagonistas do último Tour de France, defendendo bravamente a camisa amarela até a antepenúltima etapa, quando não suportou o ritmo dos líderes nas montanhas.

Peter Sagan (Liquigas-Cannondale), por sua vez, venceu o prêmio na categoria de melhor ciclista jovem, a frente de Edvald Boasson Hagen (Sky) por apenas um ponto. Matthew Goss (HTC-Highroad) ficou na terceira colocação.