Gilbert conquista o bi na Amstel Gold Race

Atualizado em 17 de abril de 2011
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

Philippe Gilbert (Omega Pharma-Lotto) venceu de forma brilhante a Amstel Gold Race, com um ataque avassalador na subida do Cauberg. O belga superou Joaquin Rodriguez (Katusha) e Simon Gerrans (Team Sky), segundo e terceiro respectivamente.

Gilbert defendeu seu título de maneira inteligente, sempre atento aos movimentos no grupo principal, assim como sua equipe, após uma série de ataques, incluindo um de Andy Schleck (Leopard) a 15 km da meta.

A corrida passou a ser decicida a 30 km do final. Purito Rodriguez ditou o ritmo do pelotão próximo a subida do Fronberg, auxiliado por alguns companheiros de equipe, sendo acompanhado por um grupo com Gilbert, Schleck e o trio da Rabobank Robert Gesink, Oscar Freire e Luis Leon Sanchez., Damiano Cunego (Lampre) e Simon Gerrans (Team Sky) entre outros.

Com 15 km para o encerramento, a Leopard Trek fez sua proposta para a vitória no topo do Keutenberg, penúltima subida do dia, com Andy Schleck, mas o luxemburguês não conseguiu uma grande vantagem sobre os adversários.

Em Cauberg, Van Den Broeck aatacou, seguido por Rodriguez e neutralizou Schleck.O espanhol tinha a vitória nas mãos, no entanto, não contava com a força e disposição de Gilbert, a 400 metros do final.

Classificação

1 Philippe Gilbert (Bel) Omega Pharma-Lotto
2 Joaquin Rodriguez Oliver (Spa) Katusha Team
3 Simon Gerrans (Aus) Sky Procycling
4 Jakob Fuglsang (Den) Leopard Trek
5 Alexandr Kolobnev (Rus) Katusha Team
6 Oscar Freire Gomez (Spa) Rabobank Cycling Team
7 Björn Leukemans (Bel) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team
8 Ben Hermans (Bel) Team RadioShack
9 Robert Gesink (Ned) Rabobank Cycling Team
10 Paul Martens (Ger) Rabobank Cycling Team