Gilbert conquista a Brabantse Pijl

Atualizado em 13 de abril de 2011
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

Philippe Gilbert (Omega Pharma) venceu a Brabantse Pijl, após superar no sprint final o compatriota Bjorn Leukemans (Vacansoleil). Gilbert completou a prova em 4h40min39s.

Os dois ciclistas saltaram de uma fuga com Johnny Hoogerland (Vacansoleil-DCM), Bram Tankink (Rabobank), Romain Zingle (Cofidis), Dries Devenyns (Quick-Step) e Anthony Geslin (FDJ) e seguiram juntos até a linha de chegada.

Vice-campeão em 2010, Thomas De Gendt protagonizou a primeira fuga do dia e pareceu disposto a conquistar o título. Acompanhado por Kenny De Haes (Omega Pharma-Lotto), Julien El Fares (Cofidis), Marco Marcato (Vacansoleil-DCM), Thomas Bonnin (Skil-Shimano) e Andrea Pasqualon (Colnago-CSF Inox), o grupo conseguiu três minutos de vantagem sobre o pelotão, mas acabaram neutralizados.

Em Ijskelderlaan – décima subida do dia – Johnny Hoogerland atacou. Mais tarde, após a primeira volta no circuito, cinco ciclistas iniciaram a perseguição a Hoogerland. Bram Tankink (Rabobank), Romain Zingle (Cofidis), Dries Devenyns (Quick-Step), Leukemans e Geslin.

Durante a terceira das cinco voltas, um contra-ataque de Jerome Pineau (Quick-Step) e Gianni Meersman (FDJ) movimentou o pelotão.

Ao iniciar a última volta, a dupla iniciou a perseguição a fuga, que tinha 1min11s de vantagem. Leukemans, entretanto, atacou o grupo da frente e foi acompanhado pelo compatriota Gilbert. Os dois seguiram juntos até a meta, mas quem prevaleceu foi Gilbert.

Classificação

1 Philippe Gilbert (Bel) Omega Pharma-Lotto 4:40:39
2 Björn Leukemans (Bel) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team
3 Anthony Geslin (Fra) FDJ 0:01:02
4 Johnny Hoogerland (Ned) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team
5 Bram Tankink (Ned) Rabobank Cycling Team
6 Dries Devenyns (Bel) Quick Step 0:01:16
7 Romain Zingle (Bel) Cofidis, Le Credit En Ligne 0:01:23
8 Gianni Meersman (Bel) FDJ 0:01:38