Gilbert brilha em Siena

Atualizado em 05 de março de 2011
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

Philippe Gilbert (Omega Pharma) conquistou a edição 2011 da Strade Bianche após percorrer 190 quilômetros na região da Toscana. O belga predominou de um grupo de 20 ciclistas após um trecho de subida no quilômetro final e superou os experientes Alessandro Ballan (BMC Racing Team) e Damiano Cunego (Lampre), segundo e terceiro respectivamente.

Gilbert obteve seu segundo triunfo na temporada, já que havia vencido uma etapa na Volta de Algarve. O ciclista mostrou classe no continente italiano, onde também venceu de maneira brilhante na Volta da Lombardia 2010.

“A Itália é o meu paraíso”, disse Gilbert após o término do estágio. “Minha última corrida aqui em 2010 foi na Lombardia e a primeira aqui este ano é Strade Bianche. Nunca vou me esquecer desses triunfos”

Um grupo de 12 ciclistas protagonizou a grande fuga do dia. Alessandro De Marchi (Androni Giocattoli), Joost Posthuma (Leopard Trek), Giairo Ermeti (Androni), Martin Kohler (BMC), Federico Rocchetti (De Rosa), Davide Ricci Bitti, Patrick Sinkewitz (Farnese-Neri), Matthias Brandle (Geox-TMC), Peter Velits (HTC), Paolo Longo Borghini (Liquigas), Thomas Peterson (Garmin-Cervélo), Adam Hansen, Greg Van Avermaet (OmegaPharma-Lotto) e Stuart O’Grady (Leopard-Trek).

Andy Schleck (Leopard Team), que até o momento não teve um desempenho de destaque na temporada, chegou a fazer parte do grupo de escapados, mas um pneu furado atrapalhou os planos do jovem luxemburguês.

Classificação

1 Philippe Gilbert (Bel) Omega Pharma-Lotto 4:44:26
2 Alessandro Ballan (Ita) BMC Racing Team
3 Damiano Cunego (Ita) Lampre – ISD
4 Jure Kocjan (Slo) Team Type 1 – Sanofi Aventis
5 Fabian Cancellara (Swi) Leopard Trek
6 Angel Vicioso Arcos (Spa) Androni Giocattoli
7 Oscar Gatto (Ita) Farnese Vini – Neri Sottoli
8 Giovanni Visconti (Ita) Farnese Vini – Neri Sottoli
9 Greg Van Avermaet (Bel) BMC Racing Team
10 Fabian Wegmann (Ger) Leopard Trek