Gianinni e Ascenço vencem etapa do Troféu Brasil

Atualizado em 20 de março de 2011
Mais em

A chuva e a temperatura de 20 graus foram os grandes adversários para os cerca de 600 triatletas que participaram neste domingo (20), em Santos, litoral pualista, da primeira etapa do 21º Troféu Brasil de Triathlon 2011. O goiano Santiago Ascenço e a campineira Vanessa Gianinni foram os campeões.

Campeão em 2006, Santiago fez uma prova de recuperação para completar em primeiro lugar com o tempo de 1h49min23s, uma vez que ficou atrás do santista Fred Monteiro (vice-colocado) na natação e no ciclismo. “Com a chuva, a pista estava muito escorregadia, então fiquei mais lento, mais cauteloso. Só na corrida que consegui tirar a diferença. Tenho certeza que 2011 será uma boa temporada. O meu foco é o Ironman e estou me preparando em Goiânia para a competição”, revelou o triatleta.

Já Fred, que liderou a competição até o ciclismo, também sentiu a mudança de clima e temperatura. “Senti muita dificuldade com a umidade. Mas, sem dúvida, o ciclismo foi o maior obstáculo na prova de hoje. De qualquer forma, estou feliz com o resultado e com o meu desempenho”, explicou Fred, que completou a disputa em 1h50min27s. O cearense Danilo Pimentel terminou em terceiro.

A campeã em 2009, Vanessa Gianinni, chegou a derrapar durante o ciclismo, mas venceu com o tempo de 2h03min36s para garantir seus primeiros pontos na temporada 2011. “Foi uma prova complicada e só consegui abrir um bom tempo da Fernanda (Garcia, que ficou com a vice-colocação) na corrida. O importante foi começar pontuando e treinando para as próximas etapas”.

“Fui a primeira a sair da água e tentei manter a atenção nas curvas durante a bike, mas acabei perdendo a liderança para Vanessa, que veio forte na corrida”, explicou a segunda colocada, Fernanda Garcia, com o tempo de 2h07min30s. A terceira colocação ficou com a carioca Carolina Galvão.

A etapa inaugurou o calendário do circuito, que com 21 anos de existência e dezenas de atletas revelados. “Revelamos praticamente todos nossos principais atletas ao longo destas duas décadas”, falou ao ativo.com Nubio de Almeida, diretor Geral do evento. 

A novidade para este ano foi a mudança no peso da pontuação de algumas das etapas e a retirada do descarte, ou seja, todo atleta tinha direito de descartar o pior resultado ou simplesmente pular uma etapa. Ficou como no futebol, por pontos corridos. 

O critério agradou alguns e desagradou outros. Para Ciça Carvalho, uma das melhores ciclistas do cenário amador, a opção de não ter mais o descarte foi injusta. “Às vezes quero correr uma prova que bate de frente com o calendário do Troféu, e se eu estou na frente na soma de pontos e simplesmente perco uma etapa, eu posso sair fora da briga pelo título”, falou a amadora que foi segunda colocada na categoria feminina olímpica 20/24 e é a atual campeã do circuito.

Já o organizador acredita que com a mudança a briga se torna mais acirrada e o atleta pode encaixar as provas do Troféu Brasil em seu calendário, além da disputa se tornar bem mais interessante para os atletas. “Estudamos esta mudança nos últimos dois anos e agora temos a certeza de que o circuito vai ficar muito mais emocionante”, disse Núbio.

 Resultados

Masculino

1) Santiago Ascenço, 1h49min23s
2) Fred Monteiro, 1h50min27s
3) Danilo Pimentel, 1h50min47s
4) Antonio Manssur Filho, 1h51min37s
5) Guto Antunes, 1h51min54s

Feminino

1) Vanessa Gianinni, 2h03min36s
2) Fernanda Garcia, 2h07min40s
3) Carolina Galvão, 2h10min33s
4) Priscila Rocha, 2h12min55s
5) Beatriz Neres, 2h14min59s

 

Programe-se para as próximas etapas, as inscrições podem ser garantidas on-line no ativo.com:

Etapa – Dia 21 de agosto em São Paulo 
Etapa – Dia 25 de setembro em Santos 
Etapa – Dia 30 de outubro em Santos 
Etapa – Dia 11 de dezembro Santos