Geox rompe parceria

Atualizado em 21 de outubro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

O futuro da Geox-TMC é dúvida a partir de hoje, uma vez que o principal patrocinador da equipe (a Geox) não pagou a taxa de registro para o ano de 2012 à União Ciclística Internacional (UCI) e anunciou a sua saída do esporte. A companhia italiana divulgou em seu site oficial nesta sexta-feira (21) um breve comunicado, sem entrar em muitos detalhes, para tentar esclarecer o ocorrido.

“A Geox confirma que, ao final desta temporada, acontecerá o fim da parceria de patrocínio, que vinha acontecendo com o time profissional de ciclismo liderado por Mauro Gianetti. Após um ano de experiências no meio esportivo profissional, a companhia diagnosticou que tal estratégia não atingiu aos objetivos da empresa e, por isso, a decisão final. A Geox gostaria de agradecer ao Mauro Gianetti pelo seu trabalho e empenho para com o time, que rendeu bons frutos, como o título da Vuelta a España”.

Não houve mais esclarecimentos sobre a ruptura entre as duas empresas, no entanto, a equipe afirmou que pressionará o antigo patrocinador a cumprir com todos seus compromissos até o final do contrato, que vencia ao término de 2012.

“O Club Deportivo Bike (nome da estrutura da equipe) cobrará a Geox de cumprir com todo o combinado quanto à parceria, informando todos os detalhes ao Tribunal Arbitral Desportivo (TAS), em Lausanne”, declarou a entidade.

O momento do término da sociedade ocorreu em uma das piores épocas do ano, uma vez que a maioria das equipes já conta com um time completo, assim como os ciclistas, que já renovaram seus contratos ou anunciaram a aposentadoria. O vencedor da Vuelta, Juan Jose Cobo, renovou seu acordo com o time, Carlos Sastre anunciou sua aposentadoria no último mês de setembro e Denis Menchov, por sua vez, segue sem um rumo certo e já foi cotado para integrar a Saxo Bank, uma vez que Alberto Contador pediu ao proprietário da equipe, Bjarne Riis, um escalador como reforço.