Gebrselassie não correrá 10.000 m em Pequim

Atualizado em 02 de abril de 2008
Mais em

Da Redação

Woldemeskel Kostre, chefe da equipe etíope de atletismo, afirmou que o bicampeão olímpico Haile Gebrselassie não irá competir nos 10.000 m nas Olimpíadas de Pequim. Com isso, o maratonista pode ficar de fora dos Jogos.

Gebrselassie, 34, que sofre de asma, já havia afirmado que não competiria na maratona olímpica por causa do alto nível de poluição atmosférica da capital chinesa. Porém, ele tinha deixado em aberto sua participação na prova dos 10.000 m.

“É muito duro para ele por não poder competir em igualdade com os atletas mais jovens pelos 10.000 m”, disse Kostre. “E foi por isso que ele passou a mirar somente a maratona e deixou de competir na pista. Nós o admiramos muito, o respeitamos muito, mas ele não está preparado para correr os 10.000 m nas Olimpíadas”, completou.

Gebrselassie está inscrito para correr a prova de 10 km na cidade holandesa de Hengelo em maio, mas o técnico Kostre acredita que mesmo que ele consiga um tempo bom não será incluído na equipe para Pequim.

“Temos outros cinco atletas que podem correr os 10.000 m em 26 minutos”, disse o treinador. Kostre aposta em Kenenisa Bekele, com seis títulos de cross country.