Gebrselassie: arrependido de não correr maratona

Atualizado em 18 de agosto de 2008
Mais em

Haile Gebrselassie, 35, é dono do recorde mundial da maratona com o tempo de 2h04min26s. Por sofrer de asma, anunciou em março desse ano que não participaria da maratona dos Jogos de Pequim por causa do efeito que a poluição da cidade poderia causar a ele. Porém, disse que se arrependeu de ter desistido. “Estou surpreso. O que você esperava de mim? Estive aqui em fevereiro e não vi o céu azul”, disse Haile, nessa segunda-feira, na capital chinesa, que tinha o céu azul com sol brilhando.

“Desde que cheguei aqui, tudo está perfeito. Eles deveriam nos avisar”, acrescentou o atleta, sorrindo. Questionado se ele havia se arrependido, ele sorriu e falou: “Não me pressione. Sim”. “É bom para todo mundo que o ar esteja limpo, isso é fantástico”, completou o recordista.

Gebrselassie correu os 10.000 metros de Pequim, nesse domingo. Apesar de já ter ficado com dois ouros nessa prova em Olimpíada, ele terminou na sexta posição, atrás dos etíopes Kenenisa Bekele e Sileshi Sihine, que levaram ouro e prata, respectivamente.

“Ficar em 6º nos 10.000 não foi ruim. O único problema que tive ontem foram justamente os últimos 250, 300 metros. Não tenho mais arrancada. Meu treino é quase todo para a maratona”, finalizou Haile.