Gebrselasie quebra o próprio recorde em Berlim

Atualizado em 28 de setembro de 2008
Mais em

O etíope Haile Gebrselasie tinha um objetivo claro anunciado para essa edição da Maratona de Berlim: quebrar o recorde mundial. E foi exatamente o que aconteceu nesse domingo, 28 de setembro, nos 42 km da capital alemã: Gebrselasie repetiu o que fez há um ano em Berlim e, novamente, estabeleceu marca para a distância: 2h03min59s. “Hoje foi perfeito”, disse empolgado com a conquista. Haile cruzou a linha de chegada sendo aplaudido pelos presentes.

Com isso, ele se tornou o primeiro homem a correr uma maratona abaixo de 2h04min. O recorde anterior dele era de 2h04min26, estabelecido também em Berlim um ano atrás, quando tomou o recorde mundial de seu grande rival, o queniano Paul Tergat.

Declarações do recordista sobre a prova

“Antes de eu vir para cá, sabia que podia fazer algo em Berlim porque desde que comecei a correr aqui é minha cidade da sorte”.

“Foi tudo perfeito”.

“O clima, a corrida e o público foram perfeitos.”

“Senti-me correndo em um estádio”.

“Os torcedores foram tão bons que me ajudaram a sentir como se tivesse acabado de largar”.

Berlim entre as mulheres
No feminino, em Berlim, a alemã Irina Mikitenko venceu, bateu o recorde nacional e conseguiu a quarta melhor marca da história com 2h19min19s. Askale Magarsa, da Etiópia, ficou em segundo com 2h21min31s e Helena Kirop, do Quênia, foi a terceira com 2h25min01s