Garmin firma novo programa antidoping

Atualizado em 09 de dezembro de 2008
Mais em

Por Felipe Vilasanchez

A norte-americana Garmin-Slipstream informou que seus 29 atletas passarão por 600 exames antidoping internos na próxima temporada O time, fundado em 2005, é comandado pelo ex-ciclista profissional Jonathan Vaughters e firmou um novo programa de controle na luta contra o doping. Desde seu nascimento, a equipe teve uma forte posição contra o uso das substâncias ilegais.

A Gramin, que até o início deste ano usava os serviços da Agência pela Ética no Ciclismo (ACE), agora participará do novo programa do Instituto de Ciências Antidoping (ADSI), que incluirá perfis do ano passado e cruzará os dados com os da União Internacional de Ciclismo (UCI) e outras agências antidoping nacionais e internacionais.

Os exames darão atenção especial à detecção da EPO e da CERA, uma variante da EPO mais difícil de ser detectada, pois se aproxima dos processos fisiológicos do corpo humano. A substância foi descoberta durante o Tour de France deste ano, e encontrada nos exames dos ciclistas italianos Ricardo Riccò e Leonardo Piepoli, do alemão Stefan Schumacher e do austríaco Bernhard Kohl.