Galindez vence Ironman Brasil 2006

Atualizado em 28 de maio de 2006
Mais em

POR FELIPE MENDES, de Florianópolis

Depois de mais de 8h15min de intensa disputa o triatleta da Argentina, que mora no Brasil há 10 anos, Oscar Galindez sagrou-se o campeão do Ironman Brasil Telecom 2006. Oscar manteve-se em segundo lugar durante a grande maioria da prova. No entanto, com 7h46 de competição e faltando menos de 5 km para a chegada, o argentino atacou e ultrapassou o, até então líder, Luke Bell, da Austrália.

Galindez cruzou a linha de chegada com 8h15min, com uma bandeira metade brasileira, metade argentina, o que causou grande empatia entre os muitos torcedores que aguardavam ansiosamente o campeão. Até agora, Oscar Galindez venceu todas as seis competições em que participou. Mesmo assim ele faz uma ressalva: “Essa aqui vale por seis, então tenho 12!”.

Em segundo lugar, Luke Bell chegou satisfeito com a prova. “Eu sabia que o Oscar estava chegando, mas embora eu quisesse correr, meu corpo não respondia. Assim fui ficando cada vez mais devagar”, afirmou.

Neste ano, o alemão Olaf Sabastchus não conseguiu o mesmo feito de 2004 e 2005 e terminou a prova na terceira colocação. “Fiz uma prova boa, a diferença é que tinham dois atletas mais rápidos do que eu”.

O primeiro brasileiro a completar a prova foi o santista Fábio Carvalho. Em 2004 ele já havia sido campeão do Ironman do Havaí na categoria de amadores. Em 2006 foi a estréia de Fábio na elite do Iron.

Resultado do Ironman Brasil Telecom 2006 – Masculino
Oscar Galindez (ARG) – 8h15min18s
Luke Bell (AUS) – 8h15min47
Olaf Sabastchus (ALE) – 8h25min28s