Futuro certo

Atualizado em 31 de outubro de 2008
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

Ver Natália Santana no topo do pódio já se tornou algo comum na temporada 2008. Só este ano, a ciclista da equipe Cesc/ Sundown/ São Caetano conquistou oito vitórias, e desponta como um dos grandes nomes do pelotão feminino brasileiro.

Vice-líder do ranking da Confederação Brasileiro de Ciclismo (CBC), a paulista de apenas 22 anos já deixou de ser apenas uma promessa para se tornar uma realidade, e os resultados obtidos comprovam cada vez mais isso.

Prólogo – A marcação das adversárias sobre você aumentou muito depois de tantas vitórias ?
Natália Santana – Com certeza. Quando comecei a competir, em 2006, praticamente não tinha marcação nenhuma. No ano seguinte, já fui um pouco mais vigiada, mas agora estou sendo muito marcada pelas adversárias. Isso é um pouco ruim, pois aumenta a pressão e diminui as chances de vitória.

Prólogo – Você costuma treinar sozinha ou com a equipe?
NS – No ano passado, ficava mais em casa e só treinava com a equipe quando se aproximavam as competições. Nesta temporada, passei muito mais tempo no alojamento. Fui apenas duas vezes para casa nos últimos três meses.

Prólogo – E vocês têm liberdade no alojamento?
NS – Não. No alojamento tudo é controlado. Algumas vezes até para ir ao banco é complicado. Quando se aproximam os Jogos Regionais, é pior ainda e a vigilância fica maior.

Prólogo – O ciclismo feminino tem evoluído muito nos últimos anos?
NS – O número de competidoras de bom nível tem aumentado cada vez mais. Esse ano, o ritmo nas provas foi muito mais forte. Acho que não só no feminino, mas também no masculino.

Prólogo – Você defendeu a seleção brasileira duas vezes este ano. O ritmo do pelotão daqui já está parecido com o internacional?
NS – O ritmo ainda é muito mais forte lá fora. As duas competições que participei tinham muita subida, e os percursos eram duríssimos. Aqui, os circuitos costumam ser mais planos. Tive um pouco de dificuldade por conta disso.

Prólogo – Você chegou a fazer algum trabalho específico de montanha antes de viajar com a seleção?
NS – Fui avisada da convocação quase um mês antes de viajar. Na época, estava fazendo trabalhos na pista e tive pouco tempo para treinar subida. Acredito que poderia ter me saído muito melhor se tivesse tempo para realizar um treinamento mais específico.

Prólogo – A Camila Coelho também conquistou muitas vitórias este ano. Como é sua relação com ela?
NS – Nosso relacionamento é muito bom. Ela não é apenas uma companheira de equipe, é uma amiga fora das competições. Temos uma ligação muito forte. Acho que isso ajuda nas provas. Tem horas que uma sabe o que a outra está pensando, quando vai atacar…

Prólogo – E quando as duas chegam juntas na linha de chegada, como é a decisão de quem ficará com o primeiro lugar?
NS – O [Walter] Trillini [treinador da equipe de São Caetano] conversou sobre isso antes do início da temporada. Ficou estabelecido que cada uma lutaria pela vitória em uma prova. Mas fazemos um bom trabalho juntas. Quando uma ataca a outra espera, se não estou bem converso com ela. Nosso objetivo é sempre ficar com o primeiro e o segundo lugar, mas não é em toda competição que isto é possível.

Prólogo – Você e a Camila são muito novas. Já teve alguma prova que você acha que deixaram a vitória escapar por falta de experiência?
NS – Em algumas competições, usamos uma tática diferente e já sabia que não ia dar certo. Depois vem sempre aquele pensamento de que estava me sentido bem e poderia ter conseguido a vitória se não tivesse arriscado tanto.

Prólogo – Como despertou o seu interesse pelo ciclismo?
NS – Meu irmão começou a competir em 2001. Sempre ia com meus pais acompanhá-lo. Tinha muita vontade de participar das corridas, mas não possuía condições de comprar uma speed. Quando comecei a trabalhar, a primeira coisa que fiz com o meu salário foi dar entrada em uma bicicleta usada. Parcelei em várias vezes.

Prólogo – E como você chegou até a equipe de São Caetano?
NS – No começo, treinava com o Antonio Nascimento, só tinha tempo à noite, pois trabalhava durante o dia. Mas gostava tanto daquilo que coloquei na minha cabeça que ia entrar em uma equipe. Foi aí que participei da Copa da República, em 2005, comecei a sobrar do pelotão e falei para mim mesmo: não vou ficar para trás. Dei tudo que podia e alcancei o grupo na última volta e disputei o sprint. Terminei em décimo lugar, mas comemorei como se fosse uma vitória. Fiquei mais feliz ainda porque a Camila Pinheiro era a atual campeã brasileira e chegou atrás de mim. Foi assim que me convidaram para o time de São Caetano e estou aqui até hoje.