Física em Campinas

Atualizado em 18 de julho de 2010
Mais em

Por Maurício Belfante

Foi realizada neste domingo, 18 de julho, a segunda etapa da Série Delta na cidade de Campinas. A cidade do interior de São Paulo recebeu 2 mil corredores, que se reuniram no Taquaral, às 8h, para a largada da prova. A competição, que contou com as distâncias de 5 km e 10 km, teve um clima considerado ideal para a prática da corrida: sol e pouco vento.

“O clima estava muito bom, por volta dos 20°C, o que deixou a prova muito mais fácil e agradável de competir”, afirmou Rafael Moraes, de 25 anos. Corredor há quatro anos, o contador notou uma leve diferença no percurso da prova. “O circuito estava um pouco diferente, já que corremos no sentido horário, e normalmente as provas acontecem no sentido anti-horário. Mas não diferenciou muito e até melhorou o trajeto”, disse.

Idas e vindas na corrida
A história na corrida de Hélio Pareira Alfadre, 43, começou ainda quando jovem, com apenas 19 anos. Depois de correr por cinco, decidiu parar logo que ficou noivo. Depois de voltar a correr por mais três vezes, o comerciante reiniciou o seu trabalho no esporte e já participa de provas, tanto em Campinas, quanto na capital paulista.

“Mesmo voltando e parando muitas vezes, a corrida sempre fez parte da minha vida. Mas em alguns momentos a falta de tempo acabava atrapalhando, e eu tinha que parar. Contudo, estava sempre esperando uma brecha para voltar às ruas”, afirmou Alfrade.

Na Série Delta, o comerciante conseguiu fazer o bom tempo que estava procurando. “Consegui correr os 5 km em 24 minutos e estou bastante satisfeito”, disse.

Melhora de vida já!
Por conta da saúde frágil, a fisioterapeuta Maria Fernandes de Jesus, de 33 anos, decidiu que o esporte deveria fazer parte do seu dia-a-dia. A corrida foi a prática esportiva escolhida e virou uma das suas maiores paixões.

“Meus professores da faculdade já alertavam e diziam que o esporte deveria fazer parte do nosso cotidiano, mas na época poucos ingressaram em alguma modalidade. Comecei a correr depois de um ano que havia terminado o curso e vi a realidade que ela pode trazer às pessoas”, afirmou.

Mas para quem pensa que o esporte acaba com todos os vícios, por parte, está enganado, como revela Maria. “Fiquei viciada em tênis de corrida, sempre que posso compro um”, brincou.>

Fotos: Eduardo Tarran

:: Série Delta – Campinas
Data: 18 de julho de 2010
Horário: 8h
Percurso: 5 km e 10 km
Clima: Ameno
Temperatura: 20ºC (média)
Participantes: 2 mil

Clique aqui para ver o seu resultado na competição

Resultados

10 km

Masculino
1º – Silvan Lima Pinto – 32min00s
2º – Verinaldo Alves de Souza – 34min12s
3º – Erison Alves Pacheco – 37min07s

Feminino
1º – Vanusa Mole Delarolli – 45min25s
2º – Valeria – 48min39s
3º – Luana Bento Correia – 49min20s

5 km
Masculino
1º – Francisvaldo Pacheco de Souza – 17min08s
2º – Oséias dos Santos – 17min43s
3º – Paulo Batista de Carvalho – 17min50s

Feminino
1º – Mirian Raquel Martins – 22min13s
2º – Marina Malachias – 22min34s
3º – Rita Rodrigues Rangel – 23min47s