Frutas e vegetais ajudam a evitar a catarata

Atualizado em 09 de maio de 2007
Mais em

Por Christian Baines

Uma pesquisa do Setor de Oftalmologia do Hospital das Clínicas (HC) de Campinas revelou que a catarata era, há três anos, a principal causa de cegueira no município de Campinas, no Estado de São Paulo.

O dado mais alarmante é que os números descobertos por lá eram – e ainda são – muito parecidos com os de outros países. “O percentual de deficiências visuais causadas pela catarata na cidade coincidiu com a incidência média da doença na maior parte dos países”, afirmou Carlos Arieta, oftalmologista e coordenador da pesquisa.

Caracterizada pela opacidade do cristalino (lente situada no interior do olho), a catarata pode ser congênita ou adquirida. Nos casos em que essa alteração nos olhos não é característica do indivíduo desde o nascimento, elas devem e podem ser prevenidas.

Uma pesquisa publicada na revista científica The American Journal of Clinical Nutrition afirma que a ingestão de frutas e vegetais pode diminuir a incidência de catarata nas mulheres. Essa queda estaria ligada à presença das vitaminas A e B2 em grande parte desses alimentos.

“Esses nutrientes exercem efeito protetor para os olhos”, assegura Mariana Escobar, nutricionista do Centro de Prevenção e Reabilitação da PUC-RS e especialista em Fisiologia do Exercício (UFRGS). “A falta de vitamina A causa ressecamento da esclera, a parte branca do olho, e da córnea dos olhos. A vitamina B2, chamada de riboflavina, é essencial para a atividade de várias enzimas que protegem os olhos e previnem a catarata”, completa Mariana.

Acompanhando a incidência de catarata nessas mulheres nos últimos dez anos, notou-se que as mulheres do grupo de maior consumo de frutas, verduras e legumes apresentaram uma queda de 10% no risco de desenvolver a catarata.

Portanto, uma maneira de diminuir as altas taxas de cegueira de Campinas e de outras partes do mundo causadas pela catarata é incentivar o consumo de frutas, verduras e legumes que contenham as vitaminas A e B2 como forma de prevenção.

A Pesquisa
Esse estudo realizado pelos professores dos departamentos de Nutrição e de Prevenção da Harvard School baseou-se em um questionário realizado em 1993 com 39.876 mulheres saudáveis que, além de incluir questões sobre a alimentação, levou em conta fatores como ingestão de bebidas alcoólicas, tabagismo, prática de exercícios físicos, fertilidade e histórico familiar de infarto ou de diabetes

Saiba onde achar
Preparamos uma lista de frutas e vegetais que contém as vitaminas A e B2.

Fontes de vitamina A:
Espinafre, chicória, tomate, mamão, batata, cará, abóbora, cenoura, salsa, pimentão vermelho, tangerina, manga, goiaba vermelha, brócolis, alface, pêssego, nabo, caqui, couve-manteiga, dente-de-leão, mostarda, vagem, milho, abobrinha, alcachofra, alho, repolho, pepino, ervilha seca e fresca, fava, cebola, couve, cebolinha, aspargo, amendoim, beterraba, broto de bambu, batata-doce branca, roxa e amarela, lentilha, melão, melancia, maçã, morango, banana, caranguejo e ova de peixe.

Fontes de Vitamina B2:
Vegetais de folhas verdes, espinafre, beringela, mandioca, cará, feijões, ervilhas, soja, lentilha, amendoim, grão-de-bico, cereais (trigo, arroz), pêssego, pêra, ameixa e damasco.