Fortaleza dos corredores

Atualizado em 19 de julho de 2009
Mais em

Por Fausto Fagioli Fonseca, de Fortaleza

Sol, calor e céu azul. Assim é Fortaleza na maior parte do ano. Porém, nesta manhã de domingo, dia 19 de julho, a chuva fina e o tempo nublado cobriram a cidade e foram o pano de fundo para a 3ª Corrida Cagece, que recebeu cerca de mil corredores para a disputa dos 5 km e 10 km nas ruas da capital do Ceará.

Para o técnico de telecomunicações Rogério Luiz da Fonseca, 23, quando o assunto é corrida, a temperatura amena contribui para um melhor desempenho. “Foi a primeira vez que corri na chuva e achei bem melhor. Foi apenas uma garoa, o que deixou o clima mais gostoso e até me ajudou a melhorar meu tempo”, falou.

O trajeto, todo pela Avenida Beira Mar, já é bem conhecido dos corredores cearenses, que aproveitam a beleza do local para a prática do esporte. “Treino aqui toda semana, e, por isso, já conhecia bem o percurso, que é totalmente plano, além de ter um visual maravilhoso”, disse a consultora Niana Quental, 32, que corre há dois anos, em busca de um melhor condicionamento para a natação, esporte que também pratica.

Em família
Há dois anos a estudante Larissa Castro Rocha, 20, e sua mãe Lícia Maria Castro, 50, funcionária pública, decidiram começar a correr. “Não consigo ficar muito tempo parada, e isso me fez levá-la para as ruas junto comigo”, falou Larissa.

“Treinamos sempre juntas, e cada uma conhece bem o ritmo da outra. Durante a prova vamos trocando ideia, conversamos, mas só no começo, porque depois ficamos sem fôlego e nos comunicamos apenas com frases pequenas”, completou Lícia.

Super-herói
Todo atleta tem dentro de si também o espírito de um herói, por conta do esforço e da dedicação pelo treinamento. O agente sanitário Francisco de Borja Feitosa, 40, assumiu com mais força este papel. Vestido dos pés a cabeça de homem-aranha, Feitosa correu os 10 km da prova em 45min.

“Comecei a correr fantasiado assim na corrida anterior a esta, que participei. Meu filho gosta muito do homem-aranha, e decidi comprar a roupa por causa dele”, comentou o corredor, que, perguntado se não sentia mais dificuldades de correr assim disse. “Na primeira até senti um pouco, mas hoje achei bem tranquilo, até porque o clima ajudou bastante”.

Depois da lesão,a corrida
Em 2006, a advogada Andréia Maria, 32, começou a correr, por conta das colegas de academia. Dedicada, seguia as planilhas passadas pelos treinadores e costumava correr provas de 15 km. Contudo, ano passado Andréia sofreu uma lesão no quadril, o que a fez parar por seis meses.

“Tive uma bursite no quadril, e tive que ficar um tempo parada. Esta foi minha segunda prova após a contusão, e estou me recuperando bem”, falou a já experiente corredora, que participou pela segunda vez da Corrida Cagece. “Gostei muito da mudança que o percurso sofreu. Antes dávamos duas voltas no mesmo local, já desta vez o trajeto dá uma volta só e passa por toda a orla, bem melhor assim”.

Eles venceram
Entre os corredores que buscam os melhores tempos a vitória nos 5 km ficou com Dicson Peixoto Falcão, que completou a prova em 15min21s. “Foi uma corrida muito boa, o percurso plano e o clima ameno ajudaram. Ano passado havia sido terceiro colocado, e desta vez treinei forte para conquistar a primeira colocação”.

Na segunda posição ficou Cícero Antônio Pinheiro, com a marca de 16min10s. Dadson Wysley Amaral foi o terceiro, com 16min18s. Nos 10 km a vitória ficou com Joílson Bernardo da Silva, que fez o tempo de 30min02s, seguido por Daniel Carneiro dos Santos e Luís Carlos dos santos, que completaram o percurso em 30min04s e 30min11s, respectivamente.

Na disputa feminina quem levou a melhor nos 5 km foi Maria do Socorro Alves, com 19min50s. Vânia Maria Damião e Mayara Marri de Castro completaram o pódio, com 23min13s e 26min16s, respectivamente. Nos 10 km a vencedora foi Laurisse do Nascimento de Souza, com 35min36s. Com 35min45s Antônia Bernardete da Silva foi a segunda colocada, seguida por Maria de Fátima Pereira, com 37min38s.

Fotos: Chico Gomes

:: 3ª Corrida Cagece
Data: 19 de julho de 2009
Horário: 7h
Percurso: 5 km e10 km
Clima: Nublado com chuva
Temperatura: 24ºC (média)
Participantes: 1 mil
Inscrição: R$ 30

Masculino 5 km
1º – Dicson Peixoto Falcão – 15min21s
2º – Cícero Antônio Pinheiro – 16min10s
3º – Wysley Amaral – 16min18s

Feminino 5 km
1ª – Maria do Socorro Alves – 19min50s
2ª – Vânia Maria Damião – 23min13s
3ª – Mayara Marri de Castro – 26min16s

Masculino 10 km
1º – Joílson Bernardo da Silva – 30min02s
2º – Daniel Carneiro dos Santos – 30min04s
3º – Luís Carlos dos santos – 30min11s

Feminino 10 km
1ª – Laurisse do Nascimento de Souza – 35min36s
2ª – Antônia Bernardete da Silva – 35min45s
3ª – Maria de Fátima Pereira – 37min38s