Fortaleça sua imunidade

Atualizado em 01 de julho de 2008
Mais em

Por Odara Gallo

Retomar os treinamentos muitas vezes é mais complicado do que o início da prática da corrida. A ansiedade para voltar rapidamente à forma anterior faz com que alguns atletas forcem um pouco o ritmo nesse recomeço. O resultado: a imunidade cai e doenças como gripes e resfriados aparecem com tudo.

Mas engana-se quem pensa que esse tipo de reação do organismo é normal, ou mesmo que faz parte da vida do atleta. “Todas as vezes que o atleta retoma um treinamento ou mesmo progride de nível, é preciso respeitar as leis do princípio do treinamento esportivo. Isso consiste em dosar a intensidade, o volume, o tipo de exercício e a freqüência correta de atividades”, explicou Raul Santos de Oliveira, médico e mestre da Universidade de São Paulo.

Além do planejamento da atividade a ser realizada, a adaptação da rotina do atleta também deve ser levada em consideração. “É preciso ter um sono de boa qualidade e também uma alimentação adequada, para que o corpo esteja preparado para essa nova carga de atividade”, completou o dr. Raul Santos de Oliveira.

Se você quer fortalecer o corpo para voltar com tudo ou iniciar a atividade física, veja quais são os grupos alimentares que não podem faltar no seu cardápio:

Frutas cítricas
Incluir frutas cítricas na dieta ajuda o atleta a enriquecer o organismo com vitamina C, substância com ação antioxidante indispensável para os praticantes de atividade. “Essas pessoas possuem um estresse físico maior, por causa dos radicais livres liberados com a prática de atividade, que agridem as células”, falou Yoná Zalcnan, nutricionista da Unifesp.

Oleaginosas
Nozes, castanhas, amêndoas, carne de peixe, lentilha e óleos vegetais em geral são alguns dos componentes dessa lista. Por serem ricos em vitamina E, esses alimentos ajudam a manter a saúde das membranas e mucosas dos tecidos do corpo, o que dificulta o aparecimento de doenças. “Isso melhora a resposta imune do organismo”, definiu a nutricionista.

Iogurtes fermentados
São fontes de probióticos, que mantêm a flora intestinal íntegra e aumentam a imunidade do corpo. “O intestino é um dos principais locais de defesa do organismo. Quanto melhor é o funcionamento, menores são as chances de desenvolver doenças oportunistas”, definiu Yoná Zalcnan.

Ricos em vitamina A
Cenoura, abóbora, papaia e manga são exemplos de alimentos ricos em vitamina A. São importantes para os atletas pela ação antiinflamatória e pelo poder de manter a integridade da célula contra a ação dos radicais livres, assim como na vitamina C.