Foi dada a largada

Atualizado em 13 de março de 2011
Mais em

Por Fernanda Silva

Foi realizada na manhã deste domingo, 13 de março, a primeira prova do Circuito das Estações adidas, etapa de outono, em 2011. A corrida, que teve largada às 8h, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, recebeu cerca 13 mil corredores, que disputaram os percursos de 5 km e 10 km.

Sob um sol “tímido” e clima abafado, os participantes deram largada para a temporada do circuito, que além de Porto Alegre, também neste domingo, passará ainda por Curitiba, Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador. “Já havia participado do evento e como gostei muito, corri novamente. Quero completar o circuito e correr as quatro estações”, revelou Guilherme Moreira Sousa Collart, de 29 anos.

O administrador, que já pratica corrida há algum tempo, participou da prova com a esposa, que competiu pela primeira vez. “Eu já participei de várias corridas de rua, mas minha esposa está estreando. Estamos muito empolgados e queremos participar de várias provas esta temporada”, contou o corredor, que corre semanalmente na praia com sua esposa.

A divisão da largada por pelotões de acordo com o pace de cada atleta também agradou Collart. “Achei bem legal a maneira como os pelotões foram divididos. Deixou a prova mais tranquila e bem organizada”, finalizou o atleta.

Veterana nas ruas
Como em todas as competições, há sempre os que estão começando no esporte e os que já o praticam há mais tempo. A corredora Sonia Cristina Rodrigues Simões se encaixa na segunda categoria. A atleta de 45 anos participou pelo quarto ano consecutivo do circuito. “Entrei nesse mundo há bastante tempo e participo de todas as provas que fico sabendo, sou apaixonada por corrida”, disse Sonia.

A enfermeira divide seus dias de plantões com os treinos nas praias e ruas do Rio, mas garante que queria se dedicar ainda mais. “Treino umas três ou quatro vezes por semana, quando dá, corro até cinco, mas é difícil conciliar”, conta. “Comecei com caminhadas e pequenas corridas, mas logo uma amiga do trabalho me chamou para competir, daí não parei mais”, falou a atleta, que já corre há cerca de seis anos.

“O Circuito das Estações adidas é muito bom, principalmente a camiseta, que é linda. Acho que todos os participantes deste evento pensam assim”, finalizou Sonia, que busca mais uma mandala para sua prateleira.

Fotos: Ricardo Gama

Vencedores

Masculino 5 km
1º Edílson Vieira – 15min05s
2º Jeferson Santos – 15min22s
3º Leandro Melo – 15min30s

Feminino 5 km
1ª Juliana Paula de Souza – 17min59s
2ª Rejane Ester Bispo – 18min16s
3ª Juliana Trindade – 19min35s

Masculino 10 km
1º Cosme Ancelmo de Souza – 30min39s
2º José Ricardo da Silva – 31min11s
3º Adair José Henrique dos Santos – 31min46s

Feminino 10 km
1ª Gisele Barros de Jesus – 38min49s
2ª – Selma Cândido dos Reis – 39min49s
3ª Raimunda Maria Brito – 39min58s