Foi apenas um empréstimo

Atualizado em 08 de dezembro de 2011
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

Campeão da Vuelta a España 2006, além de possuir diversas conquistas de clássicas no currículo, Alexander Vinokourov tinha tudo para iniciar o último ano de sua carreira com muito mais glórias do que frustrações. Mas 2012 nem chegou e as coisas parecem ter mudado de rumo para o cazaque.

Acusado de “comprar” a vitória na Liège-Bastogne-Liège 2010 depois de uma publicação feita pela revista suíça L’Illustre, Vinokourov a princípio alegou inocência e disse que tudo não passava de uma publicação mal intencionada para prejudicá-lo no meio ciclístico.

Na justificativa, entretanto, mesmo que de forma indireta, Vino assume que teria feito um depósito na conta de Alexander Kolobnev, segundo colocado na edição do ano passado e que supostamente teria “tirado o pé” para o triunfo do cazaque. De acordo com ele, o depósito nada mais foi do que um empréstimo feito generosamente ao seu companheiro de fuga, oferecido durante o tempo que pedalaram juntos na prova. Ou seja, admitiu sim que o dinheiro saiu de sua conta e foi parar nas mãos do russo.

A UCI (União Ciclística Internacional) reforçou que irá investigar o caso e apurar os fatos. Kolobnev não se manifestou, Vino fez que não fez, mas ao que parece fez. Certeza é que mais uma mancha pode ingressar no currículo do ciclista de 38 anos.

Abaixo, o vídeo da, agora, polêmica vitória de Vinokourov: