Foco no recorde

Atualizado em 29 de maio de 2009
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

Campeão olímpico na maratona e dono da melhor marca nos 21 km (58min33s), o queniano Samuel Wanjiru está focado em quebrar o recorde do etíope Haile Gebrselassie nos 42 km, que é de 2h03min59s. Para isso, ele abriu mão de sua convocação para defender a seleção do Quênia no Mundial de Berlim, em agosto, e vai disputar a Maratona de Berlim, que será realizada no mês de setembro, que tem um percurso muito rápido e ideal para a obtenção de boas marcas.

“Já estabeleci na minha programação que vou correr a Maratona de Berlim, dia 20 de setembro, e não há nada que possa me fazer mudar esta decisão”, garantiu Wanjiru, que acredita que pode completar a prova em 2h03min30s.

Apesar da determinação do queniano, Frederico Rosa, seu empresário, tenta despistar e diz que ainda não é certo que o recordista olímpico vai estar na linha de largada da corrida na capital alemã.

“É verdade que ele não vai correr a maratona no Campeonato Mundial, mas não posso confirmar ainda que ele vai estar na Maratona de Berlim. Também estamos analisando a possibilidade de disputar no segundo semestre alguma grande prova nos Estados Unidos [Chigaco ou Nova York]”, disse o agente.

Duelo mais que esperado
Caso seja confirmada a presença de Wanjiru na Maratona de Berlim, o duelo entre ele e Gebrselassie não ficará apenas no relógio, já que o etíope também estará na prova da capital alemã e ambos brigarão pelo recorde mundial e o primeiro lugar na competição. Esta poderá ser uma oportunidade ímpar para ver lado a lado os dois melhores maratonistas da atualidade.